Sutiã correto pode melhorar em 7% o desempenho na corrida, diz estudo
Usar um sutiã esportivo adequado durante a prática melhora o desempenho. O suporte correto colabora até para a saúde dos joelhos
atualizado
Compartilhar notícia
As vantagens de um top de corrida não estão restritas à sustentação dos seios. Uma pesquisa científica mostrou que usar o sutiã correto durante essa atividade física pode melhorar o desempenho respiratório e a velocidade das corredoras em até 7%. Com tops que fornecem melhor suporte, também há menos impacto nos joelhos, segundo estudo publicado na Frontiers of Sports nesta sexta-feira (21/04).
“Nossa pesquisa demonstrou que o sutiã adequado não influencia só no movimento dos seios durante a corrida, mas em compensações feitas por todo o corpo”, disse o ortopedista Douglas Powell, um dos autores do trabalho, em comunicado à imprensa.
Melhor até para os joelhos
A pesquisa mostrou que mulheres com sutiãs adequados para o volume de seus seios tiveram uma redução de 7% de consumo de oxigênio nos testes físicos que foram realizados.
O trabalho contou com 13 voluntárias: cada uma delas teve de correr em diferentes velocidades de esteira usando diferentes sutiãs e tops. O impacto nos joelhos foi menor quando elas usaram sutiãs mais reforçados, o que permitiu que tivessem maior equilíbrio e velocidade do que quando usaram roupas menos adequadas à prática esportiva.
“Essas compensações que mulheres com tops inadequados fazem durante a corrida reduzem a velocidade, aumentam os riscos de lesão e fazem com que elas desenvolvam dores nos seios e nas costas”, complementou Powell.
Artigo de saúde
O ortopedista apontou que estudos anteriores já haviam demonstrado que 72% das mulheres que são corredoras ocasionais já relataram ter sentido dores nos seios por usar um modelo de sutiã inadequado.
“O top esportivo não é só um acessório, ele é um equipamento que melhora a performance e reduz o risco de lesão, então é na verdade um artigo importante para a saúde feminina”, concluiu o ortopedista.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.