SUS incorpora nova vacina contra doenças pneumocócicas
Imunização é recomendada apenas para pacientes de alto risco e deve ser efetivada em, no máximo, 180 dias pelo sistema de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde incorporou ao Sistema Único de Saúde a vacina pneumocócica conjugada 13-valente. A decisão foi publicada na edição de quarta-feira (6/3) no Diário Oficial da União. A medida promete ser uma arma importante na luta contra doenças pneumocócicas em pacientes de alto risco.
A imunização é recomendada para pessoas acima de 5 anos de idade que vivem com o vírus HIV, transplantados de medula óssea a órgãos sólidos e pacientes oncológicos.
A recomendação para incluir a vacina no SUS foi feita pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e deve ser efetivada em até 180 dias depois da publicação. Cada dose da vacina custará R$ 58,80 ao governo.
Agora, os Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), que atendem esse tipo de paciente, passam a contar com três tipos de vacina pneumocócica. Além da nova, os postos de saúde já aplicavam a polissacarídica 23 valente e a conjugada 10 valente (ofertada para crianças menores de 5 anos).