metropoles.com

Surto de Ebola: mortes em Uganda sobem para 21 em menos de uma semana

Na última terça (20/9), a pasta anunciou primeira morte pela infecção desde 2019 e declarou a existência de um novo surto no país

atualizado

Compartilhar notícia

Maciej Frolow/GettyImages
ilustração do vírus Ebola
1 de 1 ilustração do vírus Ebola - Foto: Maciej Frolow/GettyImages

O Ministério da Saúde de Uganda informou, nesta segunda-feira (26/9), que o número de mortes causadas pelo vírus Ebola subiu para 21 no país. Na última terça-feira (20/9), a pasta anunciou a primeira morte pela infecção desde 2019 e declarou a existência de um novo surto local. Três dias depois, a Organização Mundial da Saúde (OMS) comunicou que mais seis pessoas da região Mubende, no centro do país, haviam contraído a cepa sudanesa do Ebola.

Até agora, 34 pessoas foram contaminadas pelo vírus, incluindo os falecidos. A taxa de letalidade do surto atual é de 62%. A nota mais recente divulgada pelas autoridades de saúde do país revelou que a doença já se espalhou para as regiões de Kyegegwa, com dois casos, e Kassanda, com um caso. Até a semana passada, os infectados eram todos residentes no distrito de Mubende.

Medidas

O diretor regional de emergências da OMS, Abdou Salam Gueye, assegura que os contatos próximos dos pacientes estão sendo identificados e monitorados. Ele afirma que especialistas de saúde já estão trabalhando com equipes experientes em Ebola para monitorar, diagnosticar e tomar as medidas necessárias para realizar o tratamento adequado dos pacientes e conter a doença.

O último surto de Ebola em Uganda aconteceu em 2019 e foi causado pela variante do Zaire. Na época, apenas cinco mortes foram constatadas.

Sintomas

Os sintomas da doença são febre alta, diarreia, dores abdominais e hemorragia. A doença é transmitida de animais para humanos, quando há bichos infectados, e por meio de fluidos corporais, quando o contágio ocorre entre pessoas.

Já existem tratamentos e vacinas eficazes contra a doença. A agência internacional de saúde espera que uma vacina produzida pela Johnson & Johnson auxilie a controlar o novo surto.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?