metropoles.com

Pesquisa sugere que suplemento pode reduzir agressividade. Veja qual

Suplemento foi capaz de diminuir episódios de raiva em 28%. Pesquisadores sugerem que resultado é fruto da nutrição do cérebro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
imbarney22/ Getty Images
Imagem mostra um homem branco, de meia idade proferindo palavras de ódio em frente ao notebook - Metrópoles - suplemento agressividade
1 de 1 Imagem mostra um homem branco, de meia idade proferindo palavras de ódio em frente ao notebook - Metrópoles - suplemento agressividade - Foto: imbarney22/ Getty Images

Viver com raiva não faz bem. A agressividade, além de ser um motor de episódios de violência social, é também prejudicial ao funcionamento do organismo, aumentando níveis de estresse e restringindo a circulação sanguínea.

Há momentos, entretanto, em que parece impossível não perder a paciência. Para dar uma ajuda na hora de se acalmar, a ciência descobriu uma forma inusitada de manter a raiva em níveis mais saudáveis.

Uma pesquisa feita por psicólogos e criminalistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, indicou que o uso frequente de suplementos alimentares de ômega-3 pode reduzir os níveis de agressividade em uma média de 28% comparado com o grupo que tomava placebo.

De acordo com a investigação publicada em maio na revista Aggression and Violent Behavior, os ácidos graxos disponíveis nas cápsulas feitas a partir de óleo de peixe parecem ser capazes de reduzir inflamações cerebrais e melhorar o fluxo de sangue no organismo.

Com um cérebro melhor alimentado, o resultado prático parece ser um indivíduo mais racional e calmo. O estudo inclui tanto a agressão reativa (em resposta a uma provocação) como a agressão proativa (um comportamento planejado antecipadamente).

Foto colorida de salmão e brócolis -Metrópoles
Anchovas, sardinhas e salmão são peixes ricos em ômega-3

A pesquisa foi feita a partir da revisão de 29 ensaios clínicos que envolveram 3,9 mil participantes no total. Só foram considerados episódios agressivos os que levaram às vias de fato ou a brigas verbais com trocas de ofensas reportadas pelos voluntários.

Embora os dados sejam limitados e os pacientes tenham sido acompanhados por pouco tempo, os cientistas sugerem que o suplemento e uma nutrição adequada podem ser possibilidades de tratamento para a redução de episódios agressivos.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?