Estudo sugere que suco de tomate pode matar bactéria Salmonella
Pesquisadores americanos descobriram que o suco de tomate é capaz de exterminar até bactérias resistentes a antibióticos
atualizado
Compartilhar notícia
Cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, descobriram uma nova função para o suco de tomate. Segundo eles, a bebida seria capaz de exterminar a bactéria Salmonella, responsável por grande parte dos casos de intoxicação alimentar. A pesquisa foi publicada na revista científica Microbiology Spectrum em 30 de janeiro.
O suco foi especificamente eficaz contra uma cepa específica da bactéria, a Salmonella enterica do sorotipo Thyphi, que causa febre tifoide quando vai parar na corrente sanguínea.
Os pesquisadores colocaram o suco de tomate fresco em contato com uma cultura de bactérias, que morreu em 24 horas. Foram identificados dois peptídeos no genoma do fruto que têm alto poder antimicrobiano — eles são tão eficientes que conseguiram eliminar inclusive uma cepa resistente a antibióticos.
Em um modelo feito no computador, os cientistas descobriram que os peptídeos conseguem rasgar as membranas das bactérias em apenas 45 minutos.
A febre tifoide é um problema de saúde pública em alguns países, como o Paquistão, e a transmissão acontece principalmente pela falta de saneamento. Os pesquisadores afirmam que os resultados do estudo reforçam a importância de manter uma alimentação rica em frutas e vegetais.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!