metropoles.com

Suco de beterraba emagrece? Saiba como incluir a bebida na alimentação

Nutricionistas apontam que o suco de beterraba contém antioxidantes e compostos bioativos que desempenham papel importante no metabolismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Bebida saudável: copo cheio de suco de beterraba orgânico fresco, tiro na mesa da cozinha de madeira rústica. Beterrabas inteiras e fatiadas estão espalhadas pelo copo. Uma faca de cozinha, uma colher e alguns ramos de hortelã completam a composição.
1 de 1 Bebida saudável: copo cheio de suco de beterraba orgânico fresco, tiro na mesa da cozinha de madeira rústica. Beterrabas inteiras e fatiadas estão espalhadas pelo copo. Uma faca de cozinha, uma colher e alguns ramos de hortelã completam a composição. - Foto: Getty Images

Conhecido por seus inúmeros benefícios para a saúde, o suco de beterraba tem ganhado espaço nas dietas como uma opção nutritiva. Mas será que a bebida também pode ajudar no emagrecimento?

De acordo com nutricionistas ouvidos pelo Metrópoles, o suco pode, sim, ser aliado no processo de emagrecimento. Além de possuir baixa densidade calórica, com apenas 40 a 45 calorias por 100 gramas, a bebida é rica em nutrientes e fibras, que promovem saciedade e auxiliam na digestão.

“A beterraba é uma ótima opção para quem busca emagrecer, pois tem baixa caloria e muita fibra, o que ajuda a prolongar a sensação de saciedade e, consequentemente, controlar a ingestão de alimentos”, explica a nutricionista Stefhani de Aquino, da Clínica Estima Nutrição, em São Paulo.

Além disso, segundo o nutricionista Gabriel Moliterne, do Hospital Albert Sabin, em São Paulo, o suco de beterraba contém antioxidantes e compostos bioativos que desempenham papel importante no metabolismo.

“A presença de antioxidantes, como as betalaínas, e de nitratos pode contribuir para a queima de calorias ao melhorar a oxigenação muscular durante os exercícios e potencializar o metabolismo”, afirma.

Outra vantagem do suco é o baixo índice glicêmico, o que significa que ele libera glicose de forma gradual no organismo. “Essa disponibilização controlada evita picos de insulina, que são comuns com outros carboidratos, e ajuda a controlar a fome”, acrescenta Gabriel.

Ele afirma que a ingestão regular da bebida, quando acompanhada de uma alimentação balanceada e atividades físicas, pode trazer resultados significativos para quem busca a perda de peso.

Veja 5 benefícios do suco de beterraba além do emagrecimento

1. Saúde intestinal

De acordo com a nutricionista Stefhani, a beterraba, por ser rica em fibras, promove a saúde intestinal, prevenindo a constipação e melhorando a produção de hormônios importantes que influenciam diversas funções do organismo. “A fibra também favorece a digestão, ajudando na absorção de nutrientes e controlando o apetite, pois desacelera o esvaziamento gástrico”, explica.

2. Detoxificação e função hepática

O suco de beterraba contribui para a desintoxicação do fígado graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. “As betalaínas presentes na beterraba têm efeito de desintoxicação, promovendo a eliminação de toxinas e auxiliando a função hepática”, diz a nutricionista.

3. Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias

A beterraba é rica em antioxidantes, que protegem as células dos danos causados pelos radicais livres. Os compostos têm efeitos importantes na prevenção do envelhecimento precoce e podem reduzir o risco de doenças neurodegenerativas.

4. Melhora da circulação e da pressão arterial

Compostos bioativos da beterraba, como os nitratos, promovem a vasodilatação, o que melhora a circulação sanguínea e pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Esse efeito contribui para a saúde cardiovascular e reduz o risco de doenças do coração.

5. Aumento da performance esportiva

O nitrato presente no alimento aumenta a circulação sanguínea, o que melhora o desempenho físico, aumentando a resistência e a força.

Copo de vidro com suco de beterraba e um canudo sob uma tábua de madeira. Metrópoles
A melhora na circulação promovida pelo suco de beterraba também beneficia o cérebro, aumentando o fluxo de sangue para áreas associadas à memória e cognição.

Como incluir o suco de beterraba na alimentação

Para aproveitar ao máximo os benefícios do suco de beterraba, os nutricionistas recomendam alguns cuidados e combinações que podem potencializar suas propriedades:

Tome o suco fresco

Para preservar as propriedades nutricionais, o suco de beterraba deve ser consumido logo após o preparo. “Quando fresco, ele mantém melhor seus nutrientes”, aconselha Gabriel.

Combine com frutas ricas em vitamina C

Os dois profissionais sugerem misturar o suco de beterraba com frutas como laranja, limão ou kiwi, ricas em vitamina C. “Essa combinação ajuda na absorção do ferro presente na beterraba e enriquece o suco com mais vitaminas”, explica Gabriel.

Porção ideal e momento de consumo

Stefhani indica uma porção de 200 a 250 ml de suco de beterraba, quantidade que oferece os benefícios do suco sem exageros. Para quem busca melhorar o desempenho esportivo, ela recomenda tomar a bebida cerca de duas horas antes da atividade física.

Versatilidade no preparo

Além do suco puro, Gabriel sugere outras maneiras de incluir a beterraba na dieta, como a adicionar em smoothies, sucos mistos, saladas ou até mesmo a congelar em cubos de gelo para uso em outras bebidas. “É uma maneira prática e saborosa de incorporar o suco de beterraba ao dia a dia”, finaliza o nutricionista.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?