Suco comum na mesa do brasileiro pode reduzir risco de infarto em 50%
Estudo realizado por pesquisadores ingleses aponta que bebida comum nas mesas brasileiras pode reduzir risco de ataque cardíaco
atualizado
Compartilhar notícia
Um suco comum, que até já faz parte da dieta de muitos brasileiros, pode reduzir os riscos de infarto pela metade, de acordo com uma pesquisa realizada no Reino Unido.
A investigação foi feita pelos médicos da Universidade de Londres e apontou que uma dose diária de suco de beterraba pode derrubar os riscos de infarto em 50%.
Os pesquisadores selecionaram voluntários entre pacientes com angina, um tipo de insuficiência cardíaca causada pelo entupimento das artérias. A doença agrava a chance de infartos.
De acordo com a investigação, apresentada em uma conferência de cardiologistas em Manchester nesta quarta-feira (7/6), os 300 pacientes com angina foram divididos em dois grupos. O primeiro grupo tomava cerca de 70 ml de suco de beterraba por dia, e o outro não usava a bebida na dieta.
Em seis meses de experimento, o risco de sofrer um infarto entre os pacientes que tomaram o suco de beterraba foi de 7,5%. Entre os que não consumiram o suco, a taxa ficou em 16%. Os médicos observaram que o estreitamento das artérias dos que tomaram placebo também correspondeu a quase o dobro dos que beberam o suco de beterraba.
Veja 5 alimentos que abaixam naturalmente a pressão cardíaca
O que explica o efeito?
Para o cardiologista Krishnaraj Rathod, que liderou o estudo, a explicação para essa capacidade da beterraba de prevenir infartos está nas substâncias presentes no vegetal.
“Experiências em laboratório sugeriram que o nitrato inorgânico, encontrado naturalmente no suco de beterraba, teria esses efeitos, e é muito encorajador vê-lo gerar uma melhora tão grande para pacientes com angina. Nossos pacientes gostaram do fato de o tratamento incluir um produto totalmente natural, sem efeitos colaterais significativos e com tão bons resultados”, disse ele, ao site da Fundação Britânica do Coração.
O estudo recomendou o consumo da bebida especialmente para pacientes com stents implantados. Esses dispositivos são usados para restaurar o fluxo sanguíneo, mas muitos pacientes veem novos entupimentos surgirem após do procedimento.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.