Suco de beterraba é mais eficaz que antisséptico bucal, sugere estudo
Estudo escocês descobriu que a beterraba pode eliminar os microrganismos da boca, refrescar o hálito e ajudar a diminuir a pressão arterial
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com um estudo feito pela Universidade do Oeste da Escócia, o suco de beterraba pode ser melhor do que antisséptico bucal para refrescar o hálito e eliminar bactérias.
Os produtos comprados em farmácias e mercados são eficientes para a eliminação de microrganismos da região, mas possuem efeitos colaterais, como boca seca e possibilidade de resistência antimicrobiana, de acordo com o estudo publicado no periódico Plos One em 2021.
“A pesquisa observou que o nitrato, molécula encontrada na beterraba e outras hortaliças, elimina os microrganismos e ainda proporciona redução da pressão arterial por meio da dilatação dos vasos sanguíneos”, apontam os cientistas na publicação.
Para entender o papel da bebida, os pesquisadores reuniram 11 atletas amadores, que são mais propensos a desenvolver doenças gengivais devido ao alto consumo de açúcares contidos em isotônicos e géis energéticos.
Cinco deles usaram antisséptico bucal por seis meses e os demais fizeram bochecho com suco de beterraba. Os resultados mostraram que o grupo que praticou a higiene com a hortaliça teve os dentes mais protegidos do açúcar em comparação aos demais. Além disso, a enxaguante natural provocou uma ligeira redução da pressão arterial nos atletas.
Beterraba mancha o dente
Os pesquisadores ponderam, entretanto, que o suco escureceu os dentes dos atletas devido à tonalidade forte da hortaliça. O próximo passo da pesquisa é confirmar se os mesmos resultados podem ser atingidos por meio da mistura de espinafre e couve, que possuem as mesmas propriedades da beterraba.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!