Suco de beterraba: aliado do desempenho físico e saúde do fígado
Estudos mostram que o suco de beterraba traz diversos benefícios à saúde. Nutricionistas comentam os poderes do alimento
atualizado
Compartilhar notícia
Rico em nitratos, o suco de beterraba pode melhorar a memória, aumentar o desempenho físico e promover uma série de outros benefícios para o corpo.
A nutricionista Fernanda Mattos, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ressalta que a beterraba é uma excelente fonte de nutrientes, incluindo ferro, cálcio, fósforo, vitamina C e óxido nítrico. Além disso, o vegetal tem poucas calorias: são 50 para cada 100 gramas .
“A beterraba auxilia na prevenção de anemia e condições cardiovasculares, além de favorecer a saúde do fígado e dos rins, atuando como um potente desintoxicante”, explica.
Suco de beterraba aliado do desempenho físico
A bebida tem conquistado popularidade entre atletas e pessoas que seguem uma rotina intensa de treinos. Estudos recentes associam a beterraba, especialmente seu suco, à melhoria do desempenho físico.
Um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, demonstrou que jovens que beberam um copo de suco de beterraba antes do treino de força tiveram um desempenho 7% superior aos do grupo controle.
Pesquisadores da Universidade de Maastricht, na Holanda, também encontraram benefícios significativos, constatando que ciclistas que consumiram meio copo de suco de beterraba por seis dias tiveram ganhos de velocidade.
O nutricionista Bruno Rua, que atende em Brasília, esclarece que a beterraba é rica em uma substância chamada nitrato e, ao consumi-la, o corpo produz, após uma cascata de reações, o óxido nítrico.
“O óxido nítrico possui capacidade vasodilatadora, permitindo maior aporte de oxigênio e nutrientes até a musculatura. Por este motivo, a beterraba funciona muito bem como pré-treino”, explicou em entrevista anterior ao Metrópoles .
Contribui para a saúde do fígado
O suco de beterraba contribui para a saúde do fígado, sendo bastante usada como tratamento complementar em quadros de doença hepática gordurosa não alcoólica, popularmente conhecida como gordura no fígado.
O nutricionista Ricardo Antonow, que atende em Brasília, lembra um estudo publicado na Frontiers in Nutrition em 2023 que investigou os efeitos do suco de beterraba contra o estresse oxidativo e a inflamação no fígado.
“Os resultados indicaram que a betaína, composto bioativo presente na beterraba, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias significativas que ajudam a proteger o fígado contra danos e a melhorar a função hepática, relata.
Qual a melhor forma de consumir a beterraba?
De acordo com Ricardo há algumas diferenças entre consumir beterraba crua, cozida ou em suco.
- Beterraba crua: mantém mais nutrientes;
- Beterraba cozida: ainda é nutritiva, no entanto, pode ter uma menor quantidade de alguns nutrientes sensíveis ao calor, como a vitamina C;
- Suco de beterraba: oferece uma alta concentração de nutrientes, permitindo uma maior ingestão de beterraba e tornando-se uma excelente fonte de nitrato.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!