Suas unhas podem indicar problemas na tireoide. Veja cinco sinais
Dermatologista aponta como alterações nas unhas podem indicar disfunções da glândula responsável pela produção de hormônios essenciais
atualizado
Compartilhar notícia
O cuidado das unhas vai muito além de estar com a manicure em dia e mantê-las limpas: elas podem ser aliadas na indicação de problemas de saúde, entre eles a ausência de vitaminas e disfunções da tireoide. Alterações como manchas brancas, fragilidade e crescimento lento são alguns dos primeiros sinais que o organismo apresenta quando a glândula responsável por hormônios essenciais para a manutenção do organismo está hiperativa ou com baixa atividade.
Veja cinco sinais nas unhas que podem indicar alterações da tireoide:
1. Unhas de colher
A condição conhecida como coiloníquia acontece quando as unhas ganham forma semelhante à de uma colher. A deformidade é caracterizada pelo desenvolvimento de uma depressão no leito da unha e uma elevação nas laterais. Em entrevista ao jornal The Sun, a dermatologista norte-americana Andrea Suarez explica que uma forma fácil de verificar essa condição é “olhar para a unha e depositar uma gota de água no centro dela. Se você tiver a unha de colher, a gota vai permanecer no meio da unha. Caso contrário, se ela estiver normal, a água vai escorrer para as laterais”.
A situação não é específica de doenças da tireoide, podendo acometer pacientes com psoríase, anemia e diabetes, por exemplo. De qualquer forma, a recomendação é que um médico seja consultado.
2. Unhas frágeis e quebradiças
Ter unhas frágeis e quebradiças é um problema bastante comum e, em alguns casos, pode ser explicado por alterações na tireoide. De acordo com a dermatologista, 22% dos casos estão associados a doenças autoimunes da tireoide, e outros 14%, a condições diferentes que atingem a glândula. A fragilidade, por sua vez, está ligada a 70% de todas as disfunções da tireoide.
Essas condições são mais frequentes em quem sofre de hipotireoidismo, uma vez que a circulação de sangue nos dedos diminui para preservar a temperatura corporal.
3. Crescimento lento
As unhas crescem cerca de três milímetros e meio por mês. Uma das possíveis explicações para um ritmo mais lento é a baixa produção hormonal da tireoide, que tem efeito no desenvolvimento das unhas. O sinal também está relacionado com a diminuição da circulação sanguínea nas extremidades das mãos e dos pés, já que leva a uma menor distribuição de nutrientes e oxigênio necessários para o crescimento saudável e rápido das unhas.
4. Rachaduras ou entalhes
A presença de rachaduras ou entalhes nas unhas é causada pelo mesmo problema que provoca fragilidade– disfunções na tireoide e baixa circulação nas extremidades. As rachaduras tendem a começar na ponta da unha e podem se estender para o restante dela, de modo que, em alguns casos, parte da unha pode se soltar.
Os entalhes são mais raros nos casos de hipotireoidismo, e podem indicar outras condições de saúde, como alopecia, eczema e psoríase.
5. Manchas brancas
As manchas ou listras brancas são conhecidas como leuconiquia, um fenômeno raro que pode sinalizar uma série de condições, como o hipotireoidismo, psoríase, gestação e até mesmo uma manicure malfeita.
Em todos os casos, quando os sinais persistem por tempo prolongado, um médico endocrinologista deve ser consultado para diagnosticar ou descartar disfunções da tireoide.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.