metropoles.com

Strep A: conheça a bactéria que já matou 6 crianças no Reino Unido

Infecção causada pela bactéria conhecida como Strep A já matou seis crianças no Reino Unido. Saiba o que é a doença e os sintomas dela

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
criança com a língua cheia de caroços, semelhante a um morango - Metrópoles
1 de 1 criança com a língua cheia de caroços, semelhante a um morango - Metrópoles - Foto: GettyImages

Uma onda de contaminações e óbitos por uma rara bactéria no Reino Unido tem chamado a atenção do mundo inteiro: a bactéria Streptococcus do grupo A, apelidada de Strep A, é responsável pela doença escarlatina e já causou a morte de pelo menos seis crianças no país.

A maioria dos casos de Strep A resulta em sintomas leves, semelhantes aos da gripe. Mas em alguns casos, a doença pode se agravar e resultar na internação do paciente.

Os sinais mais comuns da infecção pela Strep A são:

  • Erupções na pele (manchas vermelhas e lesões);
  • Dor de garganta;
  • Dores musculares;
  • Inchaço dos gânglios do pescoço;
  • Febre alta;
  • Cansaço;
  • Infecção no ouvido.

De acordo com o serviço de saúde do Reino Unido, o NHS, os sintomas duram por volta de uma semana. Algumas pessoas portadoras de Strep A não apresentam nenhum sinal da doença, mas mesmo assim transmitem as bactérias responsáveis pela condição.

O período de incubação da Strep A é de dois a cinco dias. Ou seja, um indivíduo exposto à bactéria logo adoece, apresentando dor na garganta e em outras partes do corpo. Entre 12 e 48 horas após o início dos sintomas, o paciente começa a ter manchas na pele que surgem primeiro na região do tórax e se espalham pelo corpo.

Outros sintomas

Outros sinais que podem aparecer são o surgimento de uma camada branca na língua, que depois de descascar dá um aspecto avermelhado e inchado ao músculo. O aspecto é conhecido como língua de morango, porque também surgem pequenas protuberâncias no local.

Duas das formas mais graves, porém raras, da doença são a fasciíte necrosante e a síndrome do choque tóxico estreptocócico. A fasciíte necrosante também é conhecida como a “doença comedora de carne” e pode ocorrer se uma ferida for infectada. Os sintomas são febre acima de 38°C, dor intensa, inchaço e muita vermelhidão no local das feridas.

A síndrome do choque tóxico, por sua vez, causa febre, tontura, confusão, dores abdominais e queda de pressão. A condição progride rapidamente e é potencialmente fatal.

O NHS recomenda que as pessoas consultem um médico se a dor de garganta não melhorar após uma semana, se estiverem com febre alta ou calafrios. Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido também devem consultar um médico.

Como a Strep A é transmitida?

A Strep A é mais comum em crianças entre 5 e 15 anos e idosos. Ela é transmitida principalmente em gotículas de tosse, espirros, fala e contato com lesões cutâneas infectadas.

As bactérias também podem ser transmitidas de pessoa para pessoa por contato próximo, como pelo beijo ou contato com a pele. Em casos raros, a Strep A se espalha em alimentos mal higienizados.

Tratamento

A escarlatina é tratável com antibióticos, e acredita-se que após 24 horas de tratamento medicamentoso a bactéria não é mais transmissível. Em casos graves, a doença deve ser tratada em hospital, com acompanhamento médico.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?