Stenio Garcia: harmonização facial pode causar septicemia?
Infectologista responde dúvida em relação a uma possível conexão entre o procedimento estético feito pelo ator e a internação 17 dias depois
atualizado
Compartilhar notícia
O ator Stenio Garcia, de 91 anos, foi internado nesse sábado (1º/7) em um hospital particular do Rio de Janeiro com um quadro de septicemia aguda. Também conhecida como sepse, este quadro ocorre com o agravamento de uma infecção que se espalha pelo corpo.
Stenio foi internado apenas três semanas depois de o ator revelar que fez uma harmonização facial. O resultado do procedimento estético chamou a atenção pelo aparente exagero e ficou entre os assuntos mais comentados das redes sociais.
A proximidade entre os eventos levantou dúvidas de uma possível conexão entre a harmonização e o quadro de septicemia. De acordo com o infectologista e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Julival Ribeiro, há a possibilidade de conexão, mas ela é baixa.
“Qualquer infecção a depender da gravidade e se não tratada pode levar à infecção grave, como a sepse, mas é preciso conhecer o caso de perto para uma avaliação”, afirma Ribeiro.
Especialistas apontam que quadros de infecção não são comuns em procedimentos estéticos se comparados com ferimentos ou cirurgias. Ainda assim, há o risco de uma contaminação com origem neles.
O infectologista do Hospital Santa Lúcia Werciley Junior reforça que procedimentos dessa natureza podem causar sepse por envolver cortes e aplicações químicas, mas que elas não costumam demorar tanto a aparecer como seria a quantidade de dias entre o procedimento e a internação.
“A harmonização pode causar uma infecção, geralmente na pele. A septicemia pode ser resultado de uma infecção em qualquer lugar do corpo, então temos que saber qual foi o foco e poder preparar o tratamento com o uso dos antibióticos”, diz o infectologista.
Quando a harmonização pode causar infecção?
A infecção pós-harmonização só costuma acontecer quando os produtos usados estavam contaminados ou se os cuidados após o procedimento não tiverem sido feitos corretamente pelo paciente.
Uma revisão de estudos feita por biomédicos da Universidade de Sorocaba analisou os riscos da aplicação de ácido hialurônico, a base da maioria dos procedimentos de harmonização, e de que complicações eles poderiam gerar.
Os casos de infeção observados nos estudos manifestaram sintomas nas áreas de aplicação, no caso, na face. Como o quadro de Stenio Garcia é de manifestações de dores principalmente nas pernas, conforme noticiou a assessoria, a chance de que os eventos estejam conectados no caso dele parecem baixas.
Ainda assim, não é possível descartar riscos de infecção na pele após procedimentos estéticos e suas eventuais complicações.
Para prevenir que uma infecção acabe dando origem a uma septicemia, os infectologistas recomendam evitar a automedicação e o uso indiscriminado de antibióticos no dia a dia. Segundo eles, o exagero cria uma resistência bacteriana que pode limitar as possibilidades de tratamento.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.