Mito ou verdade? Stênio Garcia culpa exercícios por flacidez facial
O ator de 91 anos fez uma harmonização facial e associou excesso de exercícios com a flacidez facial. Especialistas explicam se há relação
atualizado
Compartilhar notícia
O ator Stênio Garcia, de 91 anos, fez uma harmonização facial para rejuvenescer o rosto. Logo que divulgou o resultado do procedimento, ele passou a receber críticas dos internautas.
Em entrevista, o artista rebateu os comentários e justificou que recorreu à hamornização estava com flacidez facial por conta de muita atividade física. “Estava com pelanca caída por excesso de exercícios físicos”, afirmou. Contudo, será que essa relação é mesmo verdadeira?
“O exercício físico rejuvenesce, faz os praticantes viverem mais e melhor. Mas existem algumas explicações para esses casos em que as pessoas notam a aparência mais envelhecida”, afirma a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.
Flacidez facial pode ser culpa de exercícios?
O que ocorre, na verdade, é uma desestruturação facial, explica Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. “Sabemos que perdemos colágeno 1% ao ano e consequentemente há flacidez em estruturas faciais. Em alguns esportes, no entanto, temos perda de estrutura devido ao impacto, ingestão de proteínas e calorias aquém às necessidades das atividades realizadas, o que colabora para a perda de estruturas proteicas”, afirma.
Além disso, alguns exercícios são realizados no sol e consequentemente há um dano maior à pele especialmente com o envelhecimento. Segundo Cláudia, os esportes que mais causam essa flacidez facial são: corrida, crossfit e hipismo.
Leia mais sobre o assunto no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.