metropoles.com

Spray nasal contra Covid e influenza chegará ao Brasil em fevereiro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a comercialização do Spray Nasal Taffix que promete proteger contra as infecções

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Image
Spray nasal
1 de 1 Spray nasal - Foto: Getty Image

Buscando novas formas de proteção contra a Covid-19 e suas variantes, o primeiro lote de spray nasal contra infecções do coronavírus e influenza está previsto para chegar ao Brasil em fevereiro deste ano. O produto promete proteger até 99% contra os vírus que entram nas células do nariz, e a expectativa é que esteja disponível nas farmácias de todo o país a partir da última semana do mês que vem.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a solicitação da Belcher Farmacêutica no início de janeiro, autorizando o registro e distribuição do Spray Nasal Taffix. O produto é fabricado pela biofarmacêutica israelense Nasus Pharma.

Assim que a pessoa aplica o spray, uma camada de gel ultrafina é formada na mucosa nasal. Essa proteção evita que até 99% dos vírus entrem nas células presentes no nariz, que é a principal porta de entrada para a transmissão da Covid-19 e outras doenças virais”, explica Dália Meggido, CEO da Nasus Pharma.

De acordo com a fabricante, essa camada protetora é formada 50 segundos após a inalação e assegura uma proteção contínua contra os vírus respiratórios por 5 horas. As evidências de proteção foram comprovadas por meio de vários estudos laboratoriais, entre eles os realizados na Universidade da Virgínia e pelo Ministério da Saúde de Israel.

Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano:

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

A farmacêutica da Belcher, Camila Felix, conta que os estudos que comprovam a eficácia do spray já foram revisados e publicados em revistas científicas. Ela explica que a fórmula ainda reduz o pH da mucosa nasal para 3,5: além de criar um escudo para o contágio, torna o ambiente hostil ao vírus, que não consegue sobreviver.

“Dessa forma, o Taffix fornece uma proteção mecânica e química capaz de inativar os vírus frequentemente encontrados e transportados pelo ar, entre eles o Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19 e o vírus influenza, responsável pela H3N2. O Taffix não só impede a entrada, mas também mata o vírus”, esclarece a farmacêutica.

Comercialização

O produto já é comercializado em mais de 30 países, e poderá ser encontrado em farmácias do Brasil. Não será necessária receita médica para a compra do spray, apenas para menores de 12 anos e gestantes. A recomendação de uso de máscaras deve ser mantida. O remédio não substitui a vacina contra a Covid-19.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?