metropoles.com

Spirulina: saiba para que serve e como tomar o suplemento

A cianobactéria é rica em proteínas, vitaminas e minerais. A spirulina é normalmente encontrada em pó, cápsulas ou comprimidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Imagem mostra vários comprimidos de spirulina em uma concha branca - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra vários comprimidos de spirulina em uma concha branca - Metrópoles - Foto: GettyImages

A spirulina é uma cianobactéria azul-esverdeada usada como suplemento alimentar por ser rica em proteínas (cerca de 70% do seu peso é composto do macronutriente), minerais, vitaminas do complexo B, ferro e antioxidantes.

“Ela é considerada uma proteína de alta qualidade por conter todos os aminoácidos essenciais, ou seja, as pequenas moléculas que formam as proteínas e não são produzidas pelo nosso organismo e devem ser obtidas pela alimentação”, explica a nutricionista Priscila Gontijo, da Puravida.

A spirulina também têm vitaminas A, E, K, betacaroteno e complexo B, ferro, manganês, zinco, sódio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, cobre, selênio e cromo, além de uma substância chamada ficocacina, responsável pela cor azulada da cianobactéria e que tem poder antioxidante.

Por ser rica em muitas substâncias, a spirulina tem várias ações no organismo. Ela atua contra as doenças do coração (infarto, aterosclerose, derrame), diabetes e rinite alérgica, enquanto ajuda no ganho de massa muscular.

A cianobactéria também está relacionada à melhora da disposição, tratamento da anemia, diminuição do colesterol ruim e da pressão, regulação do açúcar no sangue e pela ajuda no processo de emagrecimento.

Como tomar spirulina

A spirulina é encontrada em pó, cápsulas, comprimidos ou tabletes. A dose recomendada é de 3 a 10 gramas por dia, e sempre acompanhada de um copo de água para facilitar a absorção de todos os nutrientes. É importante procurar um nutricionista para decidir a dose correta para cada pessoa.

A cianobactéria não é indicada para gestantes, lactantes, crianças, pessoas com doenças autoimunes, fenilcetonúria ou tireoide.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?