metropoles.com

Sonhou com o ex? Como interpretar quem aparece quando você dorme

Especialistas explicam significado de pessoas em sonhos e dão dicas de exercícios para analisar o que o inconsciente está sinalizando

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yanka Romão/Metrópoles
Ilustração
1 de 1 Ilustração - Foto: Yanka Romão/Metrópoles

Às vezes basta ouvir uma música ou ver um filme que lembra uma pessoa para sonhar com ela na mesma noite. Desejadas ou não, pessoas que aparecem nos sonhos são como recados do inconsciente, e essas sinalizações não deveriam ser ignoradas.

Quando se trata especificamente do ex, Hellen Reis Mourão, terapeuta junguiana especialista na interpretação de sonhos, explica que o inconsciente está sinalizando questões do passado que precisam de revisão no presente.

“Como foi essa relação? Quais são os sentimentos sobre ela, foi bom, foi ruim? Daí você vai investigando o que aquela pessoa está trazendo e representando para você hoje. Os sonhos também podem representar a nossa ansiedade. Quando temos um problema que não sai da cabeça, é comum acabar sonhando com pessoas e situações associadas a essa preocupação ou ansiedade”, detalha a especialista.

De acordo com Clarissa De Franco, psicóloga e pesquisadora especializada em construção dos sentidos e significados terapêuticos dos sonhos, não existe uma interpretação literal que sirva para todos os casos, pois sendo uma mensagem simbólica, o sonho se adequa a cada pessoa. O importante, ela recomenda, é associar o símbolo sonhado à vida da pessoa sonhadora.

Com perspectiva semelhante, Hellen destaca a importância das experiências vividas por cada pessoa para ajudar a decodificar a mensagem do sonho. “São comuns relatos de pessoas sonhado na escola da infância ou na época da faculdade. O seu inconsciente está mandando um recado sobre as questões daquela época que você precisa olhar, mas o recado é diferente para cada pessoa, depende da personalidade, da vivência, das experiências de vida de cada um”, acrescenta.

Para Clarissa, é necessário embarcar na viagem do sonho, que tem uma linguagem diferente, mais simbólica e cheia de analogias. “Por meio dos sonhos e intuições, o inconsciente auxilia nossa consciência lógica e racional a lidar com situações onde podemos estar mais vulneráveis, frágeis ou expostos, ou ainda com pessoas que às vezes não gostamos. O sonho dá esse suporte porque nem sempre conseguimos resolver tudo com a racionalidade”, explica a psicóloga.

Um caminho para decifrar essa mensagem do inconsciente passa por perguntas simples, de acordo com Clarissa. “O que você sente em relação a essa pessoa? O que ela representa para você? Em que contexto da sua vida essa pessoa apareceu? O que esse contexto vivido com essa pessoa pode estar trazendo sobre o seu momento agora? Vamos investigando essa passagem em relação ao tempo, porque o inconsciente não segue um tempo linear, então algo do passado pode ter um ponto para a elaboração do presente da pessoa sonhadora”.

Dá para parar?

Quanto a controlar e até mesmo fazer com que sonhos com pessoas indesejadas acabem, a pesquisadora explica que existem técnicas para reconhecer quando se está sonhando, o que permite atuar de modo mais consciente durante o sonho. Porém, ela alerta que não é uma ação tão simples.

“Não é fácil de se chegar a esse controle, que pode acontecer em algum momento, mas falhar em outro. Depende de treino, pode ser traumático em alguns casos, por isso se recomenda terapia para ter manejo sobre esses conteúdos. O sonho é algo mais autônomo da psique de cada um, não é tão fácil ter tanto controle”, esclarece Clarissa.

A psicologia usa ferramentas que envolvem arte para ajudar a captar melhor a mensagem dos sonhos. Clarissa recomenda, por exemplo, anotá-los num diário, ainda que não seja possível lembrar de forma detalhada.

“Anota o sentimento, o ambiente, estava escuro ou estava claro? Qualquer pista ajuda a recuperar o que a consciência precisa. Se puder, faça também um desenho, coloque o sonho numa imagem, porque vai para um campo simbólico, próprio do inconsciente. Os desenhos ajudam a deixar fluir conteúdos que a mente racional não deixa. São algumas etapas para recuperar o sonho”, sugere a psicóloga.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?