metropoles.com

Sociedade de Tricologia é contra uso de minoxidil oral para calvície

Remédio foi criado inicialmente para tratar hipertensão, e é considerado perigoso para lidar com a calvície.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
alopecia
1 de 1 alopecia - Foto: Getty Images

Apesar de ser um medicamento receitado comumente contra a calvície — dado confirmado, inclusive, por um estudo feito pela Escola de Medicina de Yale, nos Estados Unidos –, o minoxidil oral não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Tricologia (SBTri) para lidar com a queda de cabelos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o FDA, órgão regulatório dos Estados Unidos, também não indicam o tratamento.

O minoxidil é, em primeiro lugar, um medicamento anti-hipertensivo considerado muito potente, de acordo com o presidente da SBTri, Luciano Barsanti. Os benefícios para lidar com a calvície são considerados secundários. “É um remédio com indicações específicas. Como médico e tricologista, eu o contraindico, de forma absoluta”, afirma o especialista.

Em nota, a SBTri diz que a hipertensão é uma doença de alta prevalência na população mundial, mas nem todos os pacientes precisam tomar o remédio oral, que é usado apenas em “casos de hipertensão grave diagnosticada, quando a doença causa danos a órgãos vitais ou quando outros medicamentos não são suficientemente eficazes ou produzem muitos efeitos colaterais”.

O grupo de especialistas diz que, em caso de alopecia, a recomendação é que o paciente procure um médico tricologista para testar procedimentos não-invasivos, como eletroestimulação dos bulbos e desobstrução dos orifícios capilares, assim como uso de laser de baixo comprimento de onda para recuperação capilar.

O uso do minoxidil em versão tópica (em pomada, por exemplo), ainda é recomendado para tratar a queda de cabelos.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?