Sociedade Brasileira de Imunizações lança iniciativa de confiança em vacina
Projeto é feito em parceria com a Sociedade Argentina de Vacinologia e Epidemiologia (Save) e a Universidade Isalud
atualizado
Compartilhar notícia
Com o aumento das fake news e de pessoas que não pretendem se vacinar contra a Covid-19, por receio quanto à segurança do imunizante, e também pela queda na cobertura vacinal da população, a Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), em parceria com a Sociedade Argentina de Vacinologia e Epidemiologia (Save) e a Universidade Isalud, lançou, nesta quinta (17/12), a iniciativa Confiança nas Vacinas América Latina (ConfíaLa).
O objetivo da campanha, redigida em espanhol para atingir a maior parte dos países das américas Central e do Sul, é reforçar a importância das vacinas em todas as fases da vida, reduzir a hesitação e “neutralizar o movimento antivacinas”.
O grupo de especialistas pretende discutir estratégias efetivas de comunicação acessíveis à comunidade e às equipes de saúde e buscar parcerias estratégicas com jornalistas, influenciadores e líderes de opinião.
A vice-presidente da Sbim, Isabella Ballalai, explica que as campanhas ajudam no convencimento dos indecisos e que, quanto maior a confiança da população nos cientistas, maior a percepção de segurança nas vacinas. Porém, é preciso apostar na comunicação adequada com a população para convencê-la da necessidade da imunização.
“O movimento antivacinas tem mais empatia do que nós com a população. As autoridades de saúde e as sociedades basicamente chamam as pessoas para se vacinar, mas precisamos ser mais empáticos e estar mais preparados que os oposicionistas”, afirma.
O site da campanha conta com informações sobre o desenvolvimento de vacinas, como funcionam, aspectos regulatórios, calendários e coberturas vacinais. O conteúdo está em espanhol e ainda não há previsão de tradução para o português.