Smoothies são saudáveis? Nutricionista ensina como preparar as bebidas
Smoothies são bons reforços nutricionais caso sejam preparados da forma correta e evitando ingredientes calóricos, como o açúcar
atualizado
Compartilhar notícia
Os smoothies são bebidas bastante conhecidas entre os atletas e indivíduos quem seguem um cardápio balanceado. Elas são misturas feitas tradicionalmente a partir de frutas, vegetais, iogurte, leite e gelo, e estão presentes no cardápio de boa parte das lanchonetes, já que são consideradas um bom reforço nutricional.
Mas, caso o preparo não seja feito de forma correta, os smoothies podem ser calóricos e ter efeitos contrários aos de quem quer perder peso. A nutricionista Carla de Castro, da clínica Carla de Castro – Nutrição e Saúde Mental, em Brasília, diz que o ideal é não adicionar adoçantes na bebida.
“O smoothie pode ser uma vitamina saudável se for preparada com bebidas vegetais no lugar do leite de vaca. São boas opções, por exemplo, o leite de amêndoas, de castanha, de coco e de inhame, assim como qualquer tipo de bebida que não venha de animais”, aconselha a nutricionista.
Por ser natural, com frutas, o smoothie ajuda a evitar o consumo de sorvete e milk shakes tradicionais. “Eu costumo recomendar o shake para quem gosta de coisas mais geladas e cremosas. A bebida pode ser consumida no café da manhã, no pós ou pré-treino”, afirma Carla.
Além de substituir os ultraprocessados, as frutas do smoothie podem auxiliar na redução de doenças cardíacas. A adição de antioxidantes, como cacau em pó, gengibre, açafrão e canela, por sua vez, pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico.
Substituto de refeição
Na correria diária, muitas pessoas se queixam de não ter tempo nem para almoçar. Uma opção diferente é o smoothie salgado: a bebida é feita com vegetais e grãos e batida com iogurte. A receita deve incluir ingredientes suficientes para suprir os nutrientes que você encontraria em uma refeição balanceada. Um exemplo é a mistura de couve-flor, beterraba e espinafre.
O ideal é que a bebida contenha carboidratos saudáveis, proteínas magras e gorduras saudáveis e insaturadas. Algumas opções de ingredientes são:
- Carboidratos saudáveis: aveia, batata-doce, abóbora, tâmaras, beterraba e frutas frescas;
- Proteína magra: iogurte grego e alternativas de leite sem laticínios;
- Gorduras saudáveis e insaturadas: nozes, chia, linhaça, aveia e abacate.
Cuidado com as calorias
O problema de alguns smoothies comprados em lanchonetes é o alto valor calórico devido ao açúcar adicionado à bebida. A nutricionista reforça que a melhor opção é a preparada em casa, sem adoçantes.
“Uma opção seria colocar uva passa, ameixa e tâmaras, todas cortadinhas: elas vão adoçar bem a bebida. A canela também é interessante para dar sabor e evitar as calorias do açúcar refinado”, diz Carla.
Para quem busca a perda de peso, o ideal é preparar a mistura com, no máximo, 300 calorias. Para deixar o smoothie mais leve, priorize frutas, vegetais e sementes, e evite chocolate, leite integral e iogurtes.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.