metropoles.com

Smoothies são saudáveis? Nutricionista ensina como preparar as bebidas

Smoothies são bons reforços nutricionais caso sejam preparados da forma correta e evitando ingredientes calóricos, como o açúcar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jean Voiculescu / 500px
Copo de smoothie de frutas vermelhas visto de cima com folhina de hortela na borda
1 de 1 Copo de smoothie de frutas vermelhas visto de cima com folhina de hortela na borda - Foto: Jean Voiculescu / 500px

Os smoothies são bebidas bastante conhecidas entre os atletas e indivíduos quem seguem um cardápio balanceado. Elas são misturas feitas tradicionalmente a partir de frutas, vegetais, iogurte, leite e gelo, e estão presentes no cardápio de boa parte das lanchonetes, já que são consideradas um bom reforço nutricional.

Mas, caso o preparo não seja feito de forma correta, os smoothies podem ser calóricos e ter efeitos contrários aos de quem quer perder peso. A nutricionista Carla de Castro, da clínica Carla de Castro – Nutrição e Saúde Mental, em Brasília, diz que o ideal é não adicionar adoçantes na bebida.

“O smoothie pode ser uma vitamina saudável se for preparada com bebidas vegetais no lugar do leite de vaca. São boas opções, por exemplo, o leite de amêndoas, de castanha, de coco e de inhame, assim como qualquer tipo de bebida que não venha de animais”, aconselha a nutricionista.

Por ser natural, com frutas, o smoothie ajuda a evitar o consumo de sorvete e milk shakes tradicionais. “Eu costumo recomendar o shake para quem gosta de coisas mais geladas e cremosas. A bebida pode ser consumida no café da manhã, no pós ou pré-treino”, afirma Carla.

Além de substituir os ultraprocessados, as frutas do smoothie podem auxiliar na redução de doenças cardíacas. A adição de antioxidantes, como cacau em pó, gengibre, açafrão e canela, por sua vez, pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Substituto de refeição

Na correria diária, muitas pessoas se queixam de não ter tempo nem para almoçar. Uma opção diferente é o smoothie salgado: a bebida é feita com vegetais e grãos e batida com iogurte. A receita deve incluir ingredientes suficientes para suprir os nutrientes que você encontraria em uma refeição balanceada. Um exemplo é a mistura de couve-flor, beterraba e espinafre.

O ideal é que a bebida contenha carboidratos saudáveis, proteínas magras e gorduras saudáveis e insaturadas. Algumas opções de ingredientes são:

  • Carboidratos saudáveis: aveia, batata-doce, abóbora, tâmaras, beterraba e frutas frescas;
  • Proteína magra: iogurte grego e alternativas de leite sem laticínios;
  • Gorduras saudáveis e insaturadas: nozes, chia, linhaça, aveia e abacate.

Cuidado com as calorias

O problema de alguns smoothies comprados em lanchonetes é o alto valor calórico devido ao açúcar adicionado à bebida. A nutricionista reforça que a melhor opção é a preparada em casa, sem adoçantes.

“Uma opção seria colocar uva passa, ameixa e tâmaras, todas cortadinhas: elas vão adoçar bem a bebida. A canela também é interessante para dar sabor e evitar as calorias do açúcar refinado”, diz Carla.

Para quem busca a perda de peso, o ideal é preparar a mistura com, no máximo, 300 calorias. Para deixar o smoothie mais leve, priorize frutas, vegetais e sementes, e evite chocolate, leite integral e iogurtes.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?