De cansaço à ansiedade: veja sintomas da deficiência de vitamina B12
A vitamina B12 é encontrada principalmente em alimentos de origem animal. A carência dela pode ser detectada em exames de sangue
atualizado
Compartilhar notícia
A vitamina B12 é um dos nutrientes fundamentais para o corpo. Ela participa da produção de energia das células, da manutenção e do reparo de componentes do sistema nervoso.
Por isso, quando os níveis de B12 estão baixos, é natural sentir cansaço, desânimo e mal-humor. A deficiência da vitamina também pode atrapalhar a respiração e provocar palpitações.
A falta de vitamina B-12 pode prejudicar a disposição para realizar as atividades básicas do dia a dia e afetar a função cognitiva, atrapalhando a memória, a concentração e o equilíbrio.
“A vitamina B12 está ligada à produção de células sanguíneas maduras, e pode provocar o diagnóstico de anemia, que é a falta ou a deficiência na absorção de ferro pelo organismo. Consequentemente, as pessoas podem sentir fraqueza, mal estar, palidez e até falta de ar”, afirmou o nutrólogo Brenner Alves, em entrevista anterior ao Metrópoles.
Um estudo divulgado no The Journal of Neuropsychiatry and Clinical Neurosciences mostrou que a deficiência de B12 também está relacionada a quadros de estresse e ansiedade.
De acordo com a pesquisa, a carência de B12 é mais comum em idosos — cerca de 40% deles têm o problema.
A carência de B12 entre a população mais velha ocorre porque o envelhecimento atrapalha a absorção do nutriente.
Fontes de vitamina B12
A B12 não é produzida pelo corpo humano, mas pode ser adquirida naturalmente por meio de uma dieta equilibrada.
A vitamina está presente em alimentos de origem animal, como carnes vermelhas, peixes, ovos e laticínios.
Quando suplementar
As taxas da vitamina no corpo podem ser conferidas a cada seis meses por meio de exame de sangue.
De acordo com o médico Rodrigo Neves, pós-graduado em Nutrologia, quando o nível de vitamina B12 está abaixo de 350 pg/mL, é necessário buscar um profissional da saúde para iniciar a suplementação.
Ele lembra que o reforço é especialmente recomendado para pessoas que não comem carne. “Alguns carnívoros também podem precisar da suplementação. No entanto, se você é vegetariano ou vegano, o suplemento é essencial e ele pode ser administrado por meio de cápsulas, sublingual ou injeção”, explica o médico.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!