metropoles.com

Sintomas de meningite: como identificar a doença logo no início

A meningite é endêmica no Brasil e requer atendimento médico imediato. Dor de cabeça, febre e náusea estão entre os principais sintomas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
mulher com as mãos na cabeça
1 de 1 mulher com as mãos na cabeça - Foto: Getty Images

A meningite é uma doença endêmica no Brasil, o que significa que casos são esperados ao longo de todo o ano, com surtos e epidemias ocorrendo ocasionalmente.

As meningites bacterianas tendem a ser mais frequentes durante o outono e inverno, enquanto as virais são mais comuns na primavera e verão. Além disso, o sexo masculino apresenta maior incidência da doença.

A doença causa um quadro clínico grave. Portanto, sob qualquer suspeita de infecção, é imprescindível procurar atendimento médico o mais rápido possível. Somente um médico pode determinar se você tem a doença, o tipo de meningite e o melhor tratamento.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. O diagnóstico é feito somente a partir da análise de amostras de sangue e líquido cefalorraquidiano (líquor), indica o Ministério da Saúde. Além disso, a identificação específica do agente é importante para o médico saber exatamente como se deve tratar a infecção.

Sintomas da meningite

Há quatro diferentes tipos de meningite, e os sintomas variam entre cada um. Confira a classificação do Ministério da Saúde:

Bacteriana: a forma bacteriana é geralmente a mais grave e os sintomas incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Os pacientes ainda podem sentir mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz) e confusão mental. Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves de meningite bacteriana podem aparecer, como convulsões, delírio, tremores e coma.

Viral: a forma viral da infecção apresenta sintomas semelhantes à forma bacteriana, como febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, náusea, vômito, falta de apetite, irritabilidade, sonolência ou dificuldade para acordar do sono, letargia, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz).

Leia a matéria completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?