Dor na canela: conheça os sintomas e tratamento da canelite
A canelite pode ser consequência da prática de esportes ou de uma musculatura fraca. Saiba identificar e tratar o problema
atualizado
Compartilhar notícia
A prática de atividade física é imprescindível para manter a saúde. Porém, ela pode se tornar um verdadeiro problema quando começam a surgir dores e lesões, como a canelite.
Muito comum em corredores, dançarinos e outros atletas, a canelite geralmente atinge indivíduos praticantes de atividades que envolvem corrida repetitiva ou impacto nos membros inferiores, explica o médico ortopedista especialista em medicina do esporte Wander Ama.
Além disso, fatores como músculos da perna fracos, desalinhamento biomecânico, calçados inadequados e aumento repentino na intensidade ou duração da atividade física podem contribuir para o desenvolvimento da canelite.
Sintomas da canelite
Também conhecida como síndrome do estresse tibial medial, a canelite é uma condição comum. O quadro causa dor ao longo da borda interna da tíbia (osso da canela) devido à inflamação dos tecidos moles ao redor do osso. Trata-se de uma dor que ecoa a cada passo dado. Felizmente, é possível tratá-la e até mesmo evitá-la.
De acordo com o médico, os sintomas típicos da canelite incluem dor e sensibilidade na canela, especialmente durante a atividade física. “A dor pode ser leve no início, mas pode se tornar mais intensa com o tempo e interferir nas atividades diárias”, destaca Wander.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!