Veja sintomas da doença sem cura diagnosticada em Silvero Pereira
Depois de ser diagnosticado com hipertensão, Silvero Pereira anunciou que fará mudanças na alimentação para controlar a pressão arterial
atualizado
Compartilhar notícia
O ator Silvero Pereira revelou, neste domingo (6/10), ter sido diagnosticado com hipertensão. Aos 42 anos, o cearense contou pelas redes sociais que passará a seguir uma dieta, recomendada por uma nutricionista, para melhorar a alimentação e a saúde.
“Para além de não estar confortável com meu corpo, fui diagnosticado com hipertensão, e precisei retornar aos cuidados da nutricionista com o objetivo de melhorar minha alimentação e, consequentemente, tomar mais cuidado com minha saúde”, disse o ator.
Hipertensão
A hipertensão arterial é uma doença crônica não transmissível (DCNT), caracterizada pela pressão acima de 14/9 (140/90 mmHg).
A pressão alta é um dos principais fatores de risco para acidente vascular cerebral (AVC), infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. De acordo com o Ministério da Saúde, 388 pessoas morrem por dia por hipertensão no Brasil.
“A hipertensão, que é uma doença silenciosa mas leva a diversas complicações dos órgãos-alvos, como rim, cérebro, visão, coração”, afirma o cardiologista Fábio Argenta, membro do Conselho de Ética Profissional e do Comitê de Comunicação da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Fatores de risco para hipertensão
Em 90% dos casos, o problema é herdado dos pais. No entanto, existem vários fatores de risco que influenciam nos níveis de pressão arterial. Entre eles, destacam-se:
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Hábito de fumar;
- Obesidade;
- Estresse;
- Consumo de sal em excesso;
- Níveis altos de colesterol;
- Sedentarismo;
- Ter diabetes;
- Idade avançada.
“Os hábitos de vida na infância e na adolescência, principalmente os relacionados à prática de atividades físicas e à escolha de alimentos saudáveis, podem determinar o surgimento da hipertensão arterial no início da vida adulta”, afirmou o cardiologista Alexandre Anderson, do Hospital Brasília unidade Águas Claras/Dasa, em entrevista anterior ao Metrópoles.
Sintomas da hipertensão
A hipertensão é uma doença silenciosa. Os sintomas costumam aparecer somente quando a pressão está muito alta. Nesses casos, os pacientes podem sentir:
- Dores no peito;
- Dor de cabeça;
- Tonturas;
- Fraqueza;
- Visão embaçada;
- Zumbido no ouvido;
- Sangramento nasal.
Tratamento
A pressão alta não tem cura, mas pode ser controlada com tratamento específico contínuo, incluindo mudanças na rotina e com uso de medicamentos.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!