Lesões que não cicatrizam: conheça os sintomas do câncer de boca
O Maio Vermelho é o mês de conscientização sobre o câncer de boca, doença que exige diagnóstico precoce para aumentar chances de cura
atualizado
Compartilhar notícia
Estamos no Maio Vermelho, mês de conscientização sobre o câncer de boca, um tumor maligno que pode afetar os lábios e outras estruturas da cavidade oral. No Brasil, só em 2023, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) contabilizou mais de 15 mil novos casos da doença, sendo 10,9 mil em homens e 4,2 mil em mulheres. Esse câncer é o 5º mais recorrente no sexo masculino no país, especialmente a partir dos 40 anos.
Fatores de risco
A oncologista clínica Eliana Araújo, coordenadora do setor de oncologia do Hospital Amhemed explica que a maior incidência de diagnóstico em homens pode ser atribuída à exposição a múltiplos fatores de risco. No entanto, ela ressalta que todos precisam estar atentos e se prevenir.
“Os principais fatores de risco para o câncer de boca incluem o tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, exposição excessiva ao sol sem proteção, má higiene oral e a infecção pelo vírus HPV. A genética também pode influenciar, especialmente em famílias com histórico de pacientes jovens diagnosticados com câncer de boca”, alerta.
Sintomas do câncer de boca
A especialista alerta que os primeiros sinais e sintomas do câncer de boca podem variar, mas geralmente incluem:
- Lesões que não cicatrizam na cavidade oral, como nos lábios, gengiva e céu da boca;
- Sangramentos;
- Alterações na fala;
- Dificuldade para engolir;
- Lesões de crescimento rápido.
Leia a matéria completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!