Será que é Covid? Confira quais são os sintomas e quando testar
É comum que os casos de gripe, Covid e outras doenças causadas por vírus respiratórios aumentem durante o inverno e os períodos de seca
atualizado
Compartilhar notícia
O clima seco e frio contribui para que os casos de gripe, Covid e outras doenças respiratórias causadas por vírus aumentem neste período do ano.
A semelhança entre os sintomas dessas doenças respiratórias acaba confundindo quem apresenta tosse, espirros e febre. E são comuns os autodiagnósticos, prática ruim tanto do ponto de vista pessoal, quanto coletivo.
“Os vírus respiratórios causam sintomas muito semelhantes e é difícil diferenciar apenas por sintomas, é necessário que seja feito o diagnóstico etiológico por meio de testes de swab nasal”, afirma o infectologista André Bon, do Exame Medicina Diagnóstica, na rede Dasa.
Sintomas da Covid-19
Os sintomas da Covid-19 continuam os mesmos da última etapa da pendemia, se concentrando no trato respiratório alto. A doença pode se manifestar de forma leve, com nariz escorrendo, dor de cabeça, espirros e tosse, a mais intensa, com febre alta, dor no corpo e falta de ar.
De acordo com o infectologista Demetrius Montenegro, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a forma grave da doença é cada vez menos frequente, ocorrendo apenas entre os pacientes não vacinados ou com comorbidades.
“Depois da vacina, passamos a observar casos mais leves. Ainda vemos pacientes graves, com algumas pessoas indo a óbito, mas isso costuma acontecer em situações bem características, de pessoas com comorbidades que não se vacinaram ou com imunossupressão muito acentuada”, conta Montenegro.
Qual é a importância de fazer o teste da Covid?
Mesmo que a maioria das pessoas infectadas pelo coronavírus não evolua para casos graves, a testagem se faz necessária. “A Covid é uma doença bastante contagiosa e as pessoas de grupo de risco ou as que ainda não estão vacinadas podem ser infectadas”, explica o médico Alexandre Cunha, diretor científico da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal.
A testagem também é importante para manter a vigilância epidemiológica do país atualizada, o que permite a antecipação de medidas sanitárias para evitar uma explosão de casos.
“É muito importante que as pessoas façam o teste quando estão sintomáticas para entendermos o comportamento do vírus. O nosso termômetro sobre como está a circulação do vírus entre a população funciona quando há testagem. Se não, há risco de só termos informações sobre a doença quando os casos graves chegam aos hospitais”, explica Montenegro.
Além disso, o diagnóstico pode salvar a vida das pessoas que correm mais risco de evoluírem para casos graves. Na maioria dos casos, o tratamento das doenças respiratórias é o mesmo, com medicação para o alívio de sintomas como dor e febre, por exemplo.
No entanto, pacientes com alto risco de evoluírem para a forma grave – como idosos, imunossuprimidos, obesos e com outras condições de saúde – podem ter a recomendação de fazer o tratamento com medicações específicas para a doença. Por isso, é fundamental que o teste para diagnóstico seja feito.
Testes para Covid-19
O teste mais indicado é o PCR com swab de nasofaringe, que pode ser feito em laboratório ou em farmácia.
Ele deve ser realizado nos primeiros dias de sintomas. Caso o resultado seja negativo, mas os sintomas persistam nas 48 dias seguintes, o teste deve ser repetido.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!