Dor e rigidez: conheça os sintomas de artrose de quadril
A artrose de quadril não se restringe aos idosos e pode atingir jovens e adultos em qualquer idade. Conheça os sinais de alerta
atualizado
Compartilhar notícia
A artrose ou osteoartrite de quadril é um quadro que se caracteriza pela degeneração das articulações do quadril. A condição é consequência da lesão gradual da cartilagem tanto da cabeça do fêmur como da região acetabular, que formam a articulação, explica o ortopedista Isaías Chaves.
Segundo o médico, é possível separar a artrose em dois grupos: as primárias e as secundárias. “A artrose primária é a que ocorre como resultado do envelhecimento natural das articulações. Sendo assim, é mais comum em pacientes idosos”, afirma.
Já a artrose secundária tem um fator específico que proporcionou seu surgimento. É o caso, por exemplo, de traumas no quadril, doenças inflamatórias como artrite reumatóide, e osteonecrose da cabeça femoral, entre outras patologias.
“A artrose secundária pode ocorrer em todas as idades, levando por vezes pacientes jovens (de 20 a 40 anos) a necessitar de tratamento cirúrgico”, aponta o especialista.
Os sintomas de artrose de quadril
O ortopedista explica que os principais sintomas de artrose de quadril são dor, rigidez e diminuição da amplitude de movimento no quadril afetado. “Devido a baixa mobilidade do quadril, em diversos casos os primeiros sintomas são dores nos joelhos e ou coluna”, acrescenta o especialista.
No entanto, a condição mais comum é a presença de dor e rigidez ao se realizar movimentos de flexão e rotação do quadril. “Lembrando que a dor da artrose é mais comum na região da virilha. Dores na parte lateral do quadril, que são as mais comuns, habitualmente estão relacionadas a tendinites e bursites”, diz Chaves.
Saiba quais são os fatores de risco para artrose de quadril no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!