metropoles.com

Saiba qual é o sintoma presente em 75% dos casos de câncer de pâncreas

Doença costuma ter diagnóstico tardio por ter sintomas inespecíficos. Mas há um sinal presente na maioria dos casos que deve ser investigado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SEBASTIAN KAULITZKI/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images
Ilustração colorida de corpo humano, com foco no pâncreas que tem uma célula cancerígena - Metrópoles
1 de 1 Ilustração colorida de corpo humano, com foco no pâncreas que tem uma célula cancerígena - Metrópoles - Foto: SEBASTIAN KAULITZKI/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images

O câncer de pâncreas é uma das doenças mais fatais entre as neoplasias. Com sintomas inespecíficos, é difícil diagnosticar a condição precocemente: se o câncer já estiver em estágio avançado e com metástase, a chance de sobrevida em cinco anos é de apenas 5%. Em contrapartida, se a doença for identificada no início, a taxa sobe para 43,9%.

“Os sintomas iniciais costumam ser inespecíficos: às vezes é um desconforto na região superior do abdômen, ou um cansaço que pode ser confundido com doenças como a anemia”, explica o oncologista Daniel Girardi, do Hospital Sírio-Libanês de Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Washington em Saint Louis, nos Estados Unidos, 75% dos pacientes apresenta icterícia. O sintoma, causado por um bloqueio nos dutos biliares que causa um acúmulo de bilirrubina, deixa a pele, mucosas e parte branca dos olhos amarelada. O paciente também pode apresentar urina escura, da cor de chá preto.

Outros sintomas do câncer de pâncreas são:

  • Desconfortos abdominais;
  • Cansaço excessivo;
  • Emagrecimento;
  • Náuseas;
  • Dores nas costas.

Fatores de risco

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a maioria dos casos documentados acontece por predisposição genética, apresentada quando o paciente tem outros problemas de saúde ligados ao câncer de pâncreas, como a síndrome de Peutz-Jeghers e a síndrome de pancreatite hereditária, ou foi diagnosticado com câncer de mama ou de ovário hereditários.

Outros fatores que podem contribuir para o aumento da chance de ter a doença são hábitos de vida como tabagismo e obesidade, ou doenças como diabetes e pancreatite crônica. Além disso, o câncer costuma ter maior incidência em pessoas acima de 40 anos.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?