metropoles.com

Síndrome do olho seco: doença aumenta quase 50% nesta época do ano

Os sintomas principais são olhos ressecados, irritados e mais vermelhos do que de costume, além de maior sensibilidade à luz. Uso de colírios hidratantes ajuda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Choja/ Getty Images
Imagem colorida de mulher pingando colírio em um dos olhos
1 de 1 Imagem colorida de mulher pingando colírio em um dos olhos - Foto: Choja/ Getty Images

Olhos ressecados, coceira, além de sensibilidade maior à luz? São os sinais de que a seca chegou em Brasília e, com ela, o aumento de quase 50% dos casos da síndrome do olho seco.

A condição é caracterizada pela diminuição da produção de lágrimas, o que deixa o olho um pouco mais seco que o normal, e também mais avermelhado e irritado. A sensação é de que existe um corpo estranho no olho, como um cisco ou pequenas partículas de poeira. Embora seja mais frequente após os 40 anos, o olho seco pode ocorrer em qualquer idade.

Causas comuns que contribuem para o aparecimento da síndrome são: ficar muitas horas em frente ao computador, trabalhar em lugares muito secos ou com ar condicionado, tomar remédios antialérgicos e frequentar lugares com muito vento ou fumaça.

Para combater o ressecamento, recomenda-se pingar colírios hidratantes ou lágrimas artificiais sem conservantes de três a quatro vezes por dia, usar óculos escuros para sair ao sol, piscar mais vezes, beber pelo menos 2 litros de água por dia, usar um umidificador, fazer compressas de água morna sob os olhos fechados e realizar pausas a cada 40 minutos quando se está usando o computador ou vendo TV. 

Muitos desses sintomas se assemelham aos de outras doenças nos olhos, por isso é importante consultar um oftalmologista e ver qual é o melhor tratamento. 

A pesquisa “Saúde Ocular do brasileiro”, realizada pelo Ibope e encomendada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e pela empresa Alcon, revela que apenas 33% das pessoas têm conhecimento sobre a Síndrome do Olho Seco.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?