Síndrome de Patau: entenda malformação que atinge filho de Zé Vaqueiro
A Síndrome de Patau, identificada no bebê, aumenta riscos de diversas malformações físicas e de problemas de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
O cantor Zé Vaqueiro anunciou nesta quarta-feira (26/7) que seu filho mais novo, Arthur, fruto da união com a empresária Ingra Soares, possui uma rara malformação genética. O bebê nasceu nessa segunda-feira (24/7) com a Síndrome de Patau.
Devido a complicações características da doença rara, o bebê teve de ser internado na UTI. Em virtude do estado de saúde de Arthur, o sertanejo tomou a decisão de cancelar sua agenda de shows até o dia 17 de agosto, conforme anunciou em seu Instagram.
“Neste momento difícil, a família precisa estar unida e cercada por amor e serenidade”, afirmou o texto da equipe de Zé Vaqueiro sobre o quadro.
O que é a Síndrome de Patau?
A Síndrome de Patau é uma condição genética e ocorre quando há três e não dois cromossomos 13, como deveria ser. Esse cromossomo extra leva a uma série de alterações no desenvolvimento do bebê, sendo os mais comuns:
- Malformações no sistema nervoso central;
- Atraso mental acentuado;
- Problemas cardíacos congênitos;
- Problemas no desenvolvimento do sistema reprodutor;
- Fenda labial e no palato;
- Orelhas mal posicionadas;
- Pés e mãos com um sexto dedo ou sobrepostos;
- Olhos afastados ou pequenos.
A condição pode até ser identificada durante o pré-natal, mas em muitos casos aparecem só depois do parto, como ocorreu com o casal. Não há remédio ou cura para a condição, mas é possível estabelecer uma estrutura médica com uma equipe multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida da criança.
Além do recém-nascido, Zé Vaqueiro e Ingra têm outros dois filhos, Daniel, de 3 anos, e Nicole, de 13 anos, de um relacionamento anterior. A gravidez do filho caçula havia sido anunciada em janeiro.
Ver esta publicação no Instagram
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.