Sinais discretos nas mãos podem indicar colesterol alto. Veja quais
O colesterol alto é um fator de risco para hipertensão. Estar atento aos sinais que o corpo dá é fundamental para evitar complicações
atualizado
Compartilhar notícia
O colesterol alto é uma doença silenciosa e um dos principais fatores de risco para a hipertensão e complicações como o infarto, o acidente vascular cerebral (AVC) e a insuficiência cardíaca. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostram que quatro em cada dez adultos do Brasil têm um nível alterado de colesterol.
Existem três tipos de colesterol: o LDL, mais conhecido como colesterol ruim; o VLDL; e o HDL, chamado de colesterol bom. Em excesso, o LDL se aloja nas paredes das artérias, formando placas de gordura e causando uma série de doenças.
O problema é que uma pessoa pode permanecer por anos com colesterol alto e não apresentar sintomas ou não perceber a presença deles, enquanto os riscos de complicações no futuro, como um infarto agudo do miocárdio ou acidente vascular encefálico, aumentam.
Por isso, é fundamental saber reconhecer sinais sutis e buscar atendimento médico. Os primeiros sintomas do colesterol alto podem ser percebidos nas mãos e nos pés.
“O sinal de aviso de colesterol elevado pode incluir dores nos dedos dos pés e das mãos. Tal sinal pode ser o resultado direto de um acúmulo de colesterol, que pode entupir os vasos sanguíneos nas pernas e mãos“, afirma o médico Rahul Agrawal em entrevista ao jornal Express.
Sinais de colesterol alto
Inchaço
As mãos e os pés são as primeiras áreas do corpo a terem a circulação reduzida com o colesterol alto. Por isso, elas podem ficar inchadas, com a pele fria e pálida.
Formigamento
Os pacientes podem ter a sensação de formigamento nos dedos sem uma causa clara.
Surgimento de machucados
Acredita-se que os altos níveis de gordura e de colesterol circulando na corrente sanguínea podem levar ao aparecimento de uma lesão da pele chamada xantoma. Ela é formada por placas de gordura e costuma ter o tom mais amarelado do que o restante da pele do paciente.
Esses pequenos machucados não são perigosos e normalmente desaparecem quando padrões de vida mais saudáveis são adotados.
Unhas fracas
O colesterol alto também pode causar a fragilidade nas unhas e tempo mais demorado de crescimento delas.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!