Do cansaço à queda de cabelo: veja sinais da falta de vitamina D
Muitas pessoas têm menos vitamina D no organismo do que é recomendado e essa deficiência pode levar a doenças
atualizado
Compartilhar notícia
No Brasil, uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que cerca de 875 mil pessoas com mais de 50 anos apresentam deficiência de vitamina D.
A endocrinologista e metabologista Fernanda Machado explica que a vitamina D desempenha um papel importante na função imunológica. Por isso, sua falta pode levar a uma maior susceptibilidade a infecções, além de todos os sintomas associados à baixa imunidade. É o caso de fadiga e cansaço constante.
Outros sinais da falta de vitamina D
Fernanda aponta outras queixas importantes como queda capilar, especialmente em mulheres, e até mesmo associação com piora de sintomas depressivos.
A deficiência do nutriente também pode levar a problemas sérios de saúde, como doenças inflamatórias intestinais, autoimunes, cardiovasculares e neurodegenerativas e infecções virais e bacterianas, por exemplo.
A substância também é importante para o metabolismo ósseo. “Portanto, baixos níveis de vitamina D no organismo podem levar à perda óssea progressiva, evoluindo para quadros de osteoporose grave com aumento do risco de fraturas”, alerta a especialista.
Veja a matéria completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!