Simulação mostra como diminuir a transmissão da Covid-19 dentro do carro
Fechar todas as janelas e ligar o ar condicionado se mostrou o cenário com maior chance de transmissão do coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
Um time de pesquisadores da Universidade Brown, nos Estados Unidos, usou um modelo de computador para simular cenários de transmissão da Covid-19 dentro de carros. De acordo com os cientistas, a posição escolhida pelos passageiros pode evitar a contaminação.
Segundo eles, a forma mais segura é abrir todos os vidros do veículo e a pior, optar por fechar as janelas e ligar o ar condicionado. Outras opções analisadas foram fechar apenas a janela do motorista, só a do passageiro no banco de trás (diagonal de quem dirige), deixar apenas estas duas abertas ou fechadas. Veja, na imagem abaixo, cada um dos cenários.
As linhas tracejadas representam janelas abertas e as contínuas, fechadas. A mancha vermelha mostra onde, em cada um dos cenários, está a concentração de partículas.
O estudo foi publicado na revista científica Science Advances. Os pesquisadores afirmam que não existe como eliminar completamente o risco de infecção, reforçam a importância do uso da máscara e explicam que o motorista é a pessoa que está mais exposta ao contágio. O fluxo de ar de um carro normalmente vai da parte traseira para a dianteira, levando as partículas para a frente.
O modelo simula o fluxo de ar de um carro se movendo a 80 km/h — no cenário de todas as janelas abertas, a troca de ar acontece com maior eficiência, eliminando as partículas de aerossol que podem ser responsáveis pela contaminação.