Vídeos mostram como coronavírus se espalha em mercado e corrida
Simulações preparadas por pesquisadores da Finlândia e dos Estados Unidos mostram riscos pelos quais as pessoas passam ao sair de casa
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudo feito pela Universidade Aalto, na Finlândia, sugere que supermercados são ambientes perigosos durante a pandemia do novo coronavírus. A animação preparada pelos pesquisadores mostrou que, ao entrar em um corredor, uma pessoa infectada pode contaminar ao menos outras duas com o vírus.
No momento da tosse, mesmo quando observada a orientação de manter distância de um metro e meio das pessoas, o contaminado libera gotículas com o vírus, que se espalham rapidamente pelo ar, permanecendo por vários minutos suspensas, e podem acabar nas vias respiratórias de quem passa pelo local.
“Os resultados preliminares obtidos destacam a importância das recomendações de que você fique em casa se não estiver bem e mantenha a distância física de outras pessoas”, disse Jussi Sane, chefe do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar.
Outro estudo, realizado pela empresa estadunidense de tecnologia de simulação Ansys, faz um alerta às pessoas que “furam” o isolamento social para praticar atividades físicas. A animação mostrou gotículas do vírus se espalhando por mais de um metro e meio atrás de quem corre, caminha, anda ou pedala.
“Se alguém tossir, essas gotículas ficam suspensas no ar e, se você estiver a um metro e oitenta, vai correr direto para elas, e isso não dá tempo suficiente para que elas caim no chão”, explicou o engenheiro da Ansys, Marc Horner, ao jornal DailyMail.
O mais seguro e recomendado pelos pesquisadores até o momento é permanecer ao lado de quem está com você na rua, como mostra o vídeo abaixo. (Com informações do DailyMail)