metropoles.com

Silicone: cirurgião plástico alerta sobre os riscos da prótese mamária

Especialista explica quais são os principais riscos envolvidos em colocar silicone. Entenda quando é necessário retirar a prótese

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IStock
silicone (1)
1 de 1 silicone (1) - Foto: IStock

Recentemente, a influenciadora Vivi Wanderley relatou em seu Instagram estar passando por um problema com suas próteses mamárias. Ela contou que o seio encapsulou, o que a fez ter que trocar o silicone.

O que aconteceu com a influenciadora não é comum, pois as próteses de silicone têm um excelente perfil de segurança. Por isso, há baixos riscos de complicações. No entanto,  intercorrências podem acontecer, e é importante o acompanhamento profissional para melhor resolução do problema.

É preciso deixar claro que todo implante precisará ser retirado ou trocado algum dia, alerta o cirurgião plástico Josué Montedonio. “Apesar de não possuir prazo de validade pré-definido, um consenso comum entre a maioria dos cirurgiões plásticos é de que seja entre 10 e 15 anos, variando de acordo com cada paciente”, afirma.

A cirurgia para colocar as próteses é segura e, além disso, promove um benefício enorme na autoestima. Portanto, o cirurgião deixa claro que é preciso entender quais motivos levam à necessidade de remoção da prótese. Pensando nisso, ele lista alguns tipos de problemas que o silicone pode gerar:

Extravasamento

A causa mais comum de falha dos implantes é o vazamento do gel de silicone. Com o tempo, o desgaste mecânico do envelope da prótese (que também é de silicone) pode levar a micro rompimentos com extravasamento do gel contido em seu interior.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?