Sidney Magal: saiba principal fator de risco para sangramento no cérebro
Cantor teve um acidente vascular cerebral e foi internado às pressas. Ele passa bem, mas ainda não tem previsão de alta
atualizado
Compartilhar notícia
Um sangramento no cérebro levou o cantor Sidney Magal, na semana passada, para a UTI. Ele fazia um show, no interior de São Paulo, quando passou mal e foi internado às pressas. O cantor utilizou as suas redes sociais para tranquilizar os fãs e disse que havia tido um “pico de pressão alta”.
A hipertensão arterial é o principal fator de risco para sangramentos cerebrais, de acordo com o neurologista Marco Aurélio Fraga Borges, do Instituto de Neurologia de Goiânia (ING), pertencente à Kora Saúde.
O especialista, que é membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), explica que o nome desse tipo de sangramento que o cantor teve é acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, cuja gravidade depende de alguns fatores, como tamanho do sangramento, idade e rapidez do atendimento médico.
Dependendo desses fatores, o AVC hemorrágico pode ser fatal, com mortalidade que varia de 30 a 60% dos casos. Um dos principais agravantes desse problema é que a hipertensão arterial é uma doença normalmente assintomática, quando não adequadamente diagnosticada e tratada, torna-se o mais importante fator de risco para o sangramento cerebral.
Sintomas
Segundo Marco Aurélio Fraga Borges, sintomas neurológicos de início súbito, como alteração da fala, perda de força de um lado do corpo e boca torta são sinais precoces de um acidente vascular cerebral. “Nesses casos, deve-se procurar imediatamente uma unidade de pronto atendimento”, diz o neurologista.
No caso de Sidney Magal, o cantor apresentou uma alteração de força, que atrapalhou a sua capacidade de caminhar, e isso o levou a procurar um hospital.
Tipos de AVC
O médico do Instituto de Neurologia de Goiânia explica que o AVC hemorrágico ocorre quando há ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro, resultando em sangramento no tecido cerebral ou nas áreas ao redor. Já o acidente vascular cerebral isquêmico acontece quando há obstrução ou redução significativa do fluxo sanguíneo em um vaso cerebral, devido a um coágulo de sangue (trombo), que se forma no local ou é transportado de outra parte do corpo até o cérebro (tromboembolismo).
Prevenção
“Se a pessoa experimentar picos frequentes de pressão alta ou tiver preocupações com sua pressão arterial, é importante procurar um médico para avaliação e acompanhamento adequados”, afirma o neurologista.
O médico acrescenta que o monitoramento regular da pressão arterial, juntamente com mudanças no estilo de vida e, se necessário, o uso de medicamentos prescritos, podem ser recomendados para controlar a pressão arterial e reduzir o risco de complicações.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.