Limão com cúrcuma: o que acontece com o corpo se tomar todos os dias
Shot de limão e cúrcuma pode melhorar a imunidade e a digestão, mas ingestão diária em jejum não é recomendada para todas as pessoas
atualizado
Compartilhar notícia
O shot de limão e cúrcuma entrou para a rotina de cuidados de muitas pessoas devido aos benefícios que traz à saúde. O hábito consiste em tomar uma pequena quantidade dos ingredientes misturados em água, de uma vez só.
“A cúrcuma e o limão são sinérgicos. Os dois são ótimos para o sistema imunológico. A curcumina é um poderoso anti-inflamatório natural e, misturada à vitamina C do limão, que é um antioxidante potente, as vantagens se complementam”, explica a nutricionista Patrícia Leite, do Rio de Janeiro.
Entre os benefícios da bebida está a melhora na digestão: a cúrcuma e o limão estimulam a produção de bile, substância que facilita a digestão de alimentos gordurosos e previne desconfortos gastrointestinais, como gases e inchaço.
Além disso, a vitamina C presente no limão estimula o corpo a produzir mais colágeno, que colabora para a manutenção de uma pele mais firme. Já a cúrcuma ajuda a controlar a oleosidade da pele, combatendo espinhas e proporcionando um brilho saudável no rosto.
Como fazer o shot de limão e cúrcuma?
A combinação de cúrcuma e limão pode ser utilizada de diversas formas, inclusive como tempero de peixes e outros alimentos. No formato de shot, uma colher de chá de cúrcuma deve ser diluída em um copo com aproximadamente 50 ml de água e, em seguida, o suco de um limão espremido deve ser acrescentado.
“Recomendo que o shot de limão e cúrcuma seja ingerido antes das refeições. Para quem gosta de tomá-lo pela manhã, logo após acordar, vale a pena incluir uma pitada de pimenta ou um pouco de óleo de coco, para aumentar ainda mais os benefícios”, recomenda Patrícia Leite.
Contraindicações
A combinação cúrcuma com limão, entretanto, não é para todos. “O shot, devido a sua acidez, pode prejudicar o sistema digestivo de pessoas com gastrite ou esofagite. Especialmente, se for tomado em jejum”, afirmou a nutricionista Beatriz Fausto, que atende em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.
O shot pode provocar sensações de azia e queimação, bem como náuseas e diarreia. Se a ingestão é feita em jejum, as chances dos sintomas aparecerem aumentam.
Antes de optar pelo consumo diário do shot de limão com cúrcuma, é indicado fazer uma avaliação com um nutricionista que conheça seus hábitos alimentares e suas condições prévias de saúde.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!