Nutri explica os principais benefícios do shot de gengibre com limão
Especialista explica quais são os principais benefícios do shot de gengibre. A recomendação é que seja consumido em jejum ou após o almoço
atualizado
Compartilhar notícia
Beber um shot de gengibre diariamente pode trazer diversos benefícios para a saúde. A bebida é feita com meia colher de chá de gengibre ralado, 50 ml de água e metade de um limão espremido, e possui propriedades que ajudam a reduzir a inflamação no corpo e a combater doenças respiratórias como gripe e resfriados.
A nutricionista Marina de Gusmão Farias, especialista em nutrição esportiva, clínica e funcional, esclarece que a bebida pode ajudar na digestão, estimular o sistema imunológico, diminuir a dor e reduzir os níveis de açúcar no sangue, além de ser termogênica.
“Não tem hora certa para tomar o shot. Porém, o recomendado é ingerir em jejum ou uma hora após a refeição. Dessa forma, diminui-se a interferência de outros alimentos que podem prejudicar a absorção das substâncias presentes na bebida. A quantidade recomendada por dia é de até 100 ml”, explica.
O limão, que faz parte da receita, é rico em ácido ascórbico (vitamina C) — além de antioxidante, a vitamina C ajuda na formação das células imunes.
Confira os principais benefícios do shot de gengibre para a saúde:
1 – Fortalece o sistema imunológico
Além de ter propriedades anti-inflamatórias e antibióticas que podem estimular o sistema imunológico, o gengibre também é considerado antiviral e antibacteriano, ajudando a manter a saúde.
2 – Melhora a digestão
O gingerol, principal composto bioativo do gengibre, pode ajudar no estímulo à digestão, pois a comida não permanece tanto tempo no intestino e, assim, diminuem as chances de constipação.
3 – Protege contra gripes e resfriados
O gengibre apresenta atividade anti-inflamatória e pode aliviar os efeitos das citocinas, cruciais para controlar o crescimento e a atividade de outras células do sistema imunológico.
4 – Alivia a dor
Possui ação anti-inflamatória e calmante, melhorando os sintomas de dor em pessoas com artrite, reumatismo e artrose.
5 – Controle do açúcar no sangue
Pessoas com diabetes tipo 2 geralmente não produzem insulina suficiente ou apresentam resistência à ação do hormônio. A raiz pode desempenhar um papel na regulação da produção de insulina, ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.
Um estudo publicado na revista latino-americana de enfermagem em 2020 demonstrou que o consumo diário de 1,2 g de gengibre durante 90 dias diminuiu os valores de glicemia e colesterol em pessoas com diabetes tipo 2.
6 – Controle de peso
Os compostos que podem elevar o efeito térmico dos alimentos presentes no gengibre aumentam também as calorias queimadas após as refeições. Eles também podem ajustar a grelina, hormônio que controla os níveis de fome e reduz o apetite, ajudando a controlar a vontade de comer.
“Em estudos, os pesquisadores descobriram que o consumo de gengibre aumenta a queima de calorias em cerca de 50 kcal. Parece pouco, mas a longo prazo é bastante. Um quilo de músculo aumenta o gasto energético em torno de 35 calorias por dia”, ensina Marina.
Existem contra indicações ou efeitos colaterais?
Segundo a nutricionista, a bebida não possui efeitos colaterais. Algumas pesquisas indicam que a dose segura é que inclui até quatro gramas de gengibre.
“O alerta fica para pacientes anticoagulados, pois as propriedades do gengibre podem aumentar o risco de sangramento, e para pessoas com hipertensão e mulheres grávidas, que são aconselhadas a consultar o ginecologista antes de consumir a raiz. Seu uso durante a gravidez pode ter efeitos indesejados sobre a saúde materno-fetal”, esclarece.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!