Dermatite de shitake: homem sente coceira intensa após comer cogumelos
Caso ocorreu na Suíça e foi relatado em revista científica. Idoso comeu cogumelos shitakes mal cozidos e apresentou dermatite
atualizado
Compartilhar notícia
Um homem de 72 anos sentiu uma coceira intensa e desenvolveu erupções cutâneas por todo o corpo dois dias depois de comer cogumelos. Os médicos o diagnosticaram com a dermatite provocada por shitake, uma condição que é pouco conhecida mas há registro de outros casos.
O caso ocorreu na Suíça e foi relatado no The New England Journal of Medicine, em 12 de outubro. Embora a dermatite tenha sido registrada pela primeira vez no Japão, em 1977, e seja mais comum na Ásia devido aos hábitos alimentares, casos também já foram anotados na Europa, América do Norte e América do Sul.
A dermatite pelo fungo é caracterizada por erupções que causam coceira na pele. A substância que sensibiliza o organismo é um carboidrato chamado lentinan, presente em cogumelos. O composto desencadeia a liberação de mensageiros químicos inflamatórios, como a interleucina-1.
A interleucina-1 leva à dilatação dos vasos sanguíneos e ao desenvolvimento da erupção cutânea de dois a três dias após a ingestão dos cogumelos. “A dermatite por shitake não ocorre quando os cogumelos ingeridos são completamente cozidos a temperaturas superiores a 145 graus Celsius”, afirmou Eglė Janušonytė, coautor do relato, em entrevista à revista Newsweek.
Para fechar o diagnóstico, a equipe médica excluiu outras causas possíveis, como o dermografismo e as infecções virais ou bacterianas. As manchas que o paciente apresentava, semelhantes a chicotadas, são bastante associadas ao problema de saúde.
Antialérgicos
Para tratar os sintomas, foram prescritos comprimidos anti-histamínicos e cremes esteroides. Embora a coceira tenha diminuído em duas semanas, as manchas persistiram após a redução da inflamação.
Os médicos esperam que o caso ajude a aumentar a conscientização sobre a dermatite de shitake, especialmente porque esse tipo de cogumelo é um dos mais consumidos no mundo.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!