Seus olhos estão tremendo? Entenda sintoma e saiba o que fazer
A contração involuntária das pálpebras costuma estar relacionada a quadros de estresse e ansiedade
atualizado
Compartilhar notícia
Os altos níveis de estresse e ansiedade provocados por conta da pandemia do novo coronavírus podem desencadear um fenômeno no corpo chamado de mioquimia, que consiste em um tremor involuntário, principalmente, nas pálpebras.
“A mioquimia é uma contração involuntária localizada, rápida e espontânea de um ou mais músculos. É mais frequente na pálpebra, mas pode ocorrer em outros pontos da face e até em mãos ou pés”, afirma o oftalmologista André Borba, especialista em oculoplástica pela Universidade da Califórnia.
Outros fatores que contribuem para o sintoma são fadiga, excesso de trabalho, poucas horas de sono, cafeína em demasia, consumo de bebidas alcoólicas ou exercícios físicos pesados.
Segundo Borba, a maioria dos casos se resolve sem necessidade de intervenção e pode ser amenizada com compressas com água morna, que conseguem reduzir a tensão muscular no local. Aumentar a ingestão de água, diminuir o consumo excessivo de café e álcool, descansar e meditar também contribuem para controlar o tremor.
Quando o caso persiste por muitos dias e atrapalha a rotina, o especialista indica a aplicação de toxina botulínica em pontos específicos para imobilizar os músculos, diminuindo assim as contrações indesejadas.