Teus amigos podem te engordar? Especialista defende que sim
A professora Oyinlola Oyebode, da Universidade de Warwick, alerta para a influência das relações sociais na saúde individual
atualizado
Compartilhar notícia
A especialista em saúde pública, Oyinlola Oyebode, professora da Universidade de Warwick, no Reino Unido, explica que a saúde das pessoas com quem convivemos afeta diretamente o nosso estado físico.
Em artigo publicado no site da BBC, Oyinlola afirma que é comum imitarmos maus hábitos de pessoas próximas como, por exemplo, fumar ou comer demais. “Esse fenômeno ajuda a explicar por que condições não contagiosas, como doenças do coração, derrames e câncer, parecem se espalhar de uma pessoa a outra como uma infecção”, sustenta.
Uma das evidências científicas seria o Estudo Cardíaco de Framingham (Farmingham Heart Research), liderado por pesquisadores de universidades como Harvard e Cambridge. O grupo de pesquisadores mapeia a influência das relações sociais na saúde das pessoas desde os anos 1940, ao acompanhar três gerações de moradores da cidade de Framingham, em Massachusetts, nos Estados Unidos.
Entre outras coisas, os pesquisadores descobriram que temos mais chance de nos tornarmos obesos se alguém de nosso círculo íntimo for obeso. “Uma pessoa é 57% mais propensa a se tornar obesa se tiver como amigo ou amiga uma pessoa muito acima do peso. No caso de ter uma irmã ou irmão obeso, o percentual é 40%. E se o parceiro for obeso, a chance é 37% maior de também ficar acima do peso”, enumera Oyinlola, a partir dos dados da pesquisa.