metropoles.com

Sementes de cânhamo trazem benefícios à saúde. Saiba quais são

Ricas em vitaminas e proteínas, as sementes de cânhamo são consideradas um superalimento graças aos impactos positivos no organismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gettyimages
Imagem mostra duas colheres de madeira cheias de sementes de cânhamo, que são pequenas, redondas e marrons. Elas estão em cima de uma mesa de madeira - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra duas colheres de madeira cheias de sementes de cânhamo, que são pequenas, redondas e marrons. Elas estão em cima de uma mesa de madeira - Metrópoles - Foto: Gettyimages

O cânhamo é uma variedade da planta cannabis sativa muito associada à indústria têxtil. No entanto, suas características também são vantajosas do ponto de vista nutricional, especialmente pela composição das sementes que trazem diversos benefícios à saúde.

Prevenção de doenças

Ricas em ácidos graxos essenciais, as sementes de cânhamo contribuem para o bom funcionamento do cérebro e do coração. Assim, ajudam a controlar os níveis de colesterol e prevenir doenças cardiovasculares.

“Os principais nutrientes estudados da Cannabis Sativa L., comumente conhecida como cânhamo, são os ácidos graxos essenciais (ômegas 3 e 6), o macronutriente proteína, micronutrientes como vitamina E (tocoferol), algumas vitaminas do complexo B (B1, B3, B5) e minerais (fósforo, magnésio, manganês, ferro, potássio e zinco)”, explica a nutricionista Priscila Izidio, pesquisadora em nutrição endocanabinoide.

Explosão de proteínas

Além disso, a proteína de cânhamo tem como uma de suas vantagens a riqueza em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), fundamentais para a construção muscular e rápida regeneração após exercícios. Esses aminoácidos são essenciais para praticantes de atividades físicas e para a manutenção da saúde muscular, tornando o cânhamo uma fonte completa de proteínas vegetais.

“As sementes de cânhamo estão entre as melhores fontes de proteína vegetal, superando a maioria das outras fontes vegetais comuns em termos de teor de proteína por porção. Apenas a soja tem uma quantidade de proteína ligeiramente superior. Além disso, as proteínas das sementes de cânhamo são completas, fornecendo todos os aminoácidos essenciais, o que as torna uma excelente opção para complementar dietas vegetarianas e veganas.”, destaca Izidio.

Veja outros benefícios e como consumir no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?