Confira um superalimento que diminui a glicemia e reduz o colesterol
A semente de abóbora é cheia de nutrientes e fibras. O consumo diário do alimento ou de sua farinha podem trazer vários benefícios à saúde
atualizado
Compartilhar notícia
A semente de abóbora é considerada um superalimento devido aos benefícios que traz à saúde. Um estudo recente realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que a farinha feita a partir do alimento ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e o colesterol.
Publicada na revista científica International Journal of Cardiovascular Sciences em novembro do ano passado, a pesquisa acompanhou cem mulheres com obesidade submetidas a uma dieta de baixas calorias.
As que incluíram um sachê contendo 20 gramas da farinha de semente de abóbora todos os dias no cardápio apresentaram uma maior redução na circunferência do pescoço, maior perda de gordura corporal e diminuição nos índices de triglicérides e insulina.
Semente de abóbora como superalimento
O consumo regular da semente de abóbora tem muitos benefícios além da queda na glicemia e no colesterol ruim. Por ser rico em fibras e gorduras saudáveis, além de zinco e magnésio, o alimento ajuda a controlar a fome criando uma espécie de gel no estômago que promove a saciedade.
Por conta das fibras, adicionar a semente às refeições acaba diminuindo o índice glicêmico dos alimentos, evitando picos repentinos de glicose. Como o ingrediente estimula a secreção de insulina, ele é interessante para o controle da diabetes tipo 2.
“A semente de abóbora pode inclusive influenciar na produção de hormônios essenciais para o organismo. As vitaminas e minerais do alimento são capazes de prevenir e controlar doenças”, afirma a nutricionista Patricia Leite, do Rio de Janeiro.
Outro benefício é a redução de inflamações, já que a semente de abóbora é rica em ômega 3. A substância estimula a renovação celular e combate os radicais livres, controlando o quadro inflamatório.
A semente de abóbora também é considerada proteica — cada 100 gramas do alimento têm 19 g de proteína. Por isso, pode ser usada para aumento da massa muscular, uma vez que o macronutriente ajuda a reparar os tecidos após o treino, aumentando o seu volume.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!