Semaglutida para emagrecer: entenda o que acontece no seu corpo
Em nota, organizações alertam sobre o uso indiscriminado da semaglutida, medicamento usado para tratar diabetes e obesidade
atualizado
Compartilhar notícia
![Dedo segurando caneta de semaglutida e balança ao fundo - Metrópoles](https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2025/01/10174343/GettyImages-2155855105-1.jpg)
Seja uma dieta da moda ou um remédio, se a promessa é a perda de peso rápida e efetiva, o produto certamente se tornará um sucesso. Foi o que aconteceu com a semaglutida, princípio ativo do Ozempic e Wegovy. No entanto, o uso indiscriminado pode trazer riscos, desde problemas físicos a sociais.
Em nota conjunta, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) dão orientações sobre o uso do medicamento.
A obesidade é uma doença crônica, complexa, multicausal e de difícil tratamento, como aponta a nota. “A indicação de um tratamento medicamentoso deve ser feita por médico capacitado, levando em conta indicações, contraindicações, tolerabilidade e expectativas do paciente, não se baseando apenas no IMC, mas sim em uma ampla gama de aspectos que devem ser tratados em consulta. Nenhuma medicação deve ser usada sem prescrição e acompanhamento médico”, diz trecho do texto.
Tratamento é mesmo necessário?
Para quem deseja perder peso, é importante se perguntar se o tratamento com semaglutida é mesmo necessário. Segundo a ABESO e a SBEM, muitas notícias confundem o que é o tratamento sério da obesidade com o “desejo social de emagrecer”.
“O uso a curto prazo de medicações para fins estéticos (e muitas vezes sem prescrição médica) deve ser tratado de forma muito distinta do que o tratamento sério da obesidade, que tem como objetivo a melhora de saúde e qualidade de vida”, destaca outro trecho da nota.
Segundo o comunicado, também é importante se afastar da ideia de que a medicação é uma “via fácil”. Isso porque se destina a casos específicos, em que o tratamento com remédios se faz mesmo necessário.
Leia a notícia completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!