Semaglutida: interromper uso pode trazer peso de volta em 5 anos
Segundo fabricante dos medicamentos Ozempic e Wegovy, tratamento contra a obesidade à base de semaglutida precisa de continuidade
atualizado
Compartilhar notícia
Uma representante da farmacêutica Novo Nordisk informou, nessa quarta-feira (29/3), que os pacientes que interrompem o uso dos medicamentos injetáveis para obesidade, como o Wegovy, costumam voltar a engordar e recuperar o peso original em cinco anos.
Durante uma conferência de saúde organizada pelo canal de notícias CNBC, a chefe de descoberta global de medicamentos da empresa, Karin Conde-Knape, explicou que estudos vem mostrando que a recuperação de peso é mais lenta do que se sabia anteriormente.
Um estudo anterior havia mostrava que as pessoas recuperavam dois terços do peso original no intervalo de apenas um ano após encerrar o tratamento, cujo princípio ativo é a semaglutida.
A declaração chamou atenção para a natureza crônica da obesidade, sugerindo que o tratamento contínuo é necessário para manter o peso e a saúde.
Mesma fórmula do Ozempic
O Wegovy é um medicamento contra a obesidade aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro deste ano. A fórmula dele é semelhante a do Ozempic, remédio contra diabetes que se popularizou “off label” como emagrecedor.
A semaglutida é um agonista receptor do GLP-1 RA, muito semelhante ao hormônio humano GLP-1, que age na produção de insulina e na sensação de saciedade. A molécula induz a perda de peso e reduz a fome do paciente. (Com informações da agência Reuters)
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.