metropoles.com

Sem acordo, Saúde cancela divulgação de cartilha para fim da quarentena

De acordo com a pasta, ainda não há consenso com secretários de saúde sobre as diretrizes preparadas pela equipe técnica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Nelson Teich
1 de 1 Nelson Teich - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Ministério da Saúde cancelou a divulgação das diretrizes para flexibilização da quarentena que estava prevista para a tarde desta quarta-feira (13/05). De acordo com o ministério, a pasta ainda não chegou há um consenso com os secretários de saúde de estados e municípios sobre os critérios técnicos que devem ser seguidos para avaliar a situação de cada localidade.

O assunto, entretanto, vem sendo debatido desde sábado (09/05), com representantes do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O ministro Nelson Teich, na última segunda-feira (11/05), chegou a apresentar os parâmetros que devem ser levados em conta para que as cidades deixem o isolamento. São eles: capacidade hospitalar instalada da localidade, quadro epidemiológico, velocidade de crescimento da epidemia e adesão ao isolamento social. Ainda não há uma nova data para que a divulgação das medidas seja feita.

A expectativa sobre as diretrizes é grande, pois as divergências em relação ao distanciamento social levaram o presidente Jair Bolsonaro a um embate público com o ministro anterior, Luiz Henrique Mandetta, e tem provocado intenso desgaste entre o executivo federal e os governadores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?