metropoles.com

Seja mais feliz! Veja 5 formas de aumentar a ocitocina naturalmente

A produção do “hormônio do amor” pode ser estimulada com alimentação saudável, abraços ou a convivência com um pet

atualizado

Compartilhar notícia

Kim Carpenter/Unplash
O hormônio ocitocina está relacionado à sensação de bem-estar
1 de 1 O hormônio ocitocina está relacionado à sensação de bem-estar - Foto: Kim Carpenter/Unplash

O hormônio ocitocina é fabricado de maneira natural pelo corpo quando a pessoa está relaxada e segura, mas também é possível estimulá-lo, aumentando sua produção pelo contato físico, praticando boas ações, tendo uma alimentação saudável ou, até mesmo, com a adoção de um animal de estimação.

Conhecido como “hormônio do amor”, a ocitocina está ligada à sensação de prazer, ela também ajuda no trabalho de parto e na amamentação. Também é essencial para melhorar o relacionamento interpessoal e o bem-estar. Os efeitos da ocitocina conseguem reduzir as chances do aparecimento de transtornos psicológicos, como a ansiedade.

As principais formas naturais de aumentar a  produção de ocitocina são:

1. Contato físico
O contato físico em forma de abraços, massagens, cafunés e carinhos estimulam a produção do hormônio. O sexo também.

Outra maneira de aumentar a ocitocina é ter relações profundas de amizade, onde existam confiança e amor. Além da ocitocina, os relacionamentos positivos promovem a liberação de adrenalina, noradrenalina e serotonina na corrente sanguínea.

2. Praticar boas ações
Ser honesto, generoso ou ter compaixão também conseguem elevar os níveis de ocitocina na circulação sanguínea. O cérebro responde a atitudes assim aumentando a produção do hormônio.

Cultivar emoções positivas estimula não só a produção de ocitocina mas também a de outros hormônios, como dopamina, serotonina e endorfinas, que são essenciais para o sentimento de felicidade.

3. Amamentar
O movimento de sucção do bebê no seio quando a mulher está amamentando tem efeito imediato no hipotálamo, região do cérebro capaz de liberar a ocitocina na corrente sanguínea.

4. Ter uma alimentação equilibrada
Uma alimentação equilibrada e saudável, à base de legumes, frutas, verduras e cereais, ajuda o corpo a aumentar a produção de ocitocina e outros hormônios do bem-estar.

A recomendação é que a dieta contenha alimentos ricos em vitamina C, magnésio, vitamina D e taurina. Também são indicados chás naturais que reduzam a ansiedade, como o de camomila e o de alfazema.

5. Adotar um animal de estimação
A presença de um animal de estimação reduz o cortisol, hormônio responsável pelo estresse, aumenta os níveis de ocitocina, dopamina e serotonina no sangue. Além de reduzir a solidão, o convívio com um pet promove a sensação de bem-estar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?