metropoles.com

Seis meses após Covid-19, sintomas vão de queda de cabelo a diabetes

Pesquisa chinesa mostrou que o coronavírus pode alterar o organismo a longo prazo. Fadiga, fraqueza e insônia são alguns problemas comuns

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Schutterstock
mulher segurando tufos de cabelo
1 de 1 mulher segurando tufos de cabelo - Foto: Schutterstock

Para algumas pessoas que tiveram Covid-19, o desconforto causado pela doença não tem uma data definida para acabar. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa de Wuhan para Diagnóstico e Tratamento de Doenças Transmissíveis, em conjunto com hospitais e academias de ciências médicas da cidade chinesa, mostrou que, após seis meses da infecção, 63% dos pacientes continuavam sentindo fadiga e fraqueza muscular e cerca de 26% dos participantes do estudo relataram dificuldades para dormir.

O levantamento dos sintomas após o coronavírus usou como base dados de 1.733 pacientes que se trataram no hospital Jinyintan, em Wuhan, entre 7 de janeiro e 29 de maio de 2020. O centro de saúde foi um dos principais locais de atendimento de pacientes com a Covid-19 logo no início da pandemia. Outros sintomas relatados pelos entrevistados foram queda de cabelo (22%) e alteração no olfato (11%). O trabalho foi publicado na revista científica Lancet.

A lista de sintomas após seis meses da contaminação por coronavírus é extensa. Pelo menos 76% dos indivíduos relataram, ainda, ter sentido palpitações, dores no joelho, perda de apetite, alterações no paladar, tontura, diarreia e vômitos, dor no peito, dificuldade de engolir, feridas na pele, dores no peito e dores de cabeça.

Alguns especialistas defendem o termo “Covid persistente” para descrever o quadro de saúde de pessoas que se livraram do vírus, mas não recuperaram a condição física que tinham antes da doença. Já é conhecido que a Covid-19 pode causar danos neurológicos, pulmonares, cardíacos, vasculares e renais.

Uma pesquisa da Universidade McMaster, no Canadá, mostrou ainda que alguns ex-pacientes de Covid-19 desenvolveram diabetes. O artigo, publicado na Diabetes, Obesity and Metabolism, analisou oito estudos com dados de 3.711 pacientes. Destes, 14,4% foram recentemente diagnosticados com diabetes.

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?