metropoles.com

Seis dias sem álcool após vacina russa são suficientes, afirmam cientistas

Responsáveis pelo desenvolvimento da fórmula corrigiram informação da vice primeira-ministra de que 42 dias sem beber seriam necessários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sputnik Vaccine/Divulgação
Vacina Russa Covid-19 (1)
1 de 1 Vacina Russa Covid-19 (1) - Foto: Sputnik Vaccine/Divulgação

A recomendação de evitar a ingestão de álcool e remédios por 42 dias após receber a vacina russa dada pela vice primeira-ministra do país, Tatiana Golikova, na última sexta-feira (4/12), rodou o mundo e causou polêmica. A restrição, contudo, não precisa ser tão rígida.

O diretor do Instituto Gamaleya, Alexander Gintsburg, afirma que seis dias sem beber são suficientes. Em entrevistas concedidas na quarta-feira (9/12), o líder da equipe que desenvolveu a fórmula da Sputnik V amenizou o impacto da fala de Tatiana Golikova.

Apesar de admitir que o consumo excessivo de álcool trabalha contra o sistema imunológico – diminuindo a eficácia de qualquer vacina ou medicamento -, Alexander Gintsburg suavizou. “Uma taça de champanhe não machuca ninguém”, comentou. A recomendação seria, segundo ele, “de uma limitação razoável de consumo até que o corpo tenha formado sua própria resposta imunológica à infecção por coronavírus”.

Início da vacinação
A vacina Sputnik V começou a ser aplicado na população no último sábado (5/12). O imunizante é administrado em duas injeções, com a segunda dose prevista para ser administrada 21 dias após a primeira.

A média de idade das pessoas que estão recebendo a vacina contra o coronavírus no país é de 60 anos. Pacientes com comorbidades, grávidas e pessoas que tiveram uma doença respiratória nas últimas duas semanas não estão sendo vacinadas.

A Rússia registrou na quarta-feira 26.190 novos casos de Covid-19, incluindo 5.145 em Moscou, elevando o total nacional para 2.541.199 desde que a pandemia começou. Autoridades disseram que 559 pessoas morreram nas últimas 24 horas, empurrando o número oficial de mortos para 44.718. (Com informações da Agência Estado)

8 imagens
1 de 8

Arte/Metrópoles
2 de 8

Gui Prímola/Arte Metrópoles
3 de 8

Gui Prímola/Arte Metrópoles
4 de 8

Gui Prímola/Arte Metrópoles
5 de 8

Gui Prímola/Arte Metrópoles
6 de 8

Gui Prímola/Arte Metrópoles
7 de 8

Gui Prímola/Arte Metrópoles
8 de 8

Gui Prímola/Arte Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?