metropoles.com

Estudo: mulheres com seios grandes suam menos que as com pouco busto

Estudo indica que tamanho da mama não aumenta a quantidade de suor produzida na região, o que pode mudar o design de sutiãs esportivos

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto em close-up de uma mulher esportiva em sutiã de fitness com gotas de suor na pele após o treino escorrendo em direção ao sutiã ao seio
1 de 1 Foto em close-up de uma mulher esportiva em sutiã de fitness com gotas de suor na pele após o treino escorrendo em direção ao sutiã ao seio - Foto: Getty Images

Muitas mulheres com seios grandes têm dificuldade com a quantidade de suor produzida durante o exercício. Porém, um estudo feito pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, mostra que, na verdade, pessoas com seios menores suam mais.

A pesquisa foi feita para guiar o design de roupas esportivas. Foram analisadas 22 mulheres de diferentes idades e tamanhos de seios enquanto corriam diante de uma câmera que detecta a temperatura corporal. O objetivo do experimento era medir quanto suor elas produziam nas mamas e quanto calor seus corpos emitiam.

As voluntárias correram em esteira por 45 minutos em uma temperatura de 32 ºC enquanto a produção de suor era monitorada. A densidade das glândulas sudoríparas nos seios delas foi medida usando um papel com infusão de iodo que, quando colocado na pele, reage com o suor e deixa evidente onde estão as glândulas.

O estudo apontou que bustos maiores têm menos glândulas sudoríparas distribuídas em sua superfície e, por isso, produzem menos suor proporcionalmente durante o treino. A maioria das participantes transpirou quantidades semelhantes com o mesmo esforço, indicando que o foco em roupas que permitem a “respiração” da pele pode ser supervalorizado.

Estudo quer remodelar os sutiãs esportivos

A produção de suor é influenciada principalmente por fatores como tamanho corporal, metabolismo, proporção de gordura e condições climáticas.

Para os investigadores que participaram do estudo, ao enfrentar temperaturas cada vez mais altas por causa das mudanças climáticas, se torna urgente pensar em roupas que sejam capazes de absorver o suor. Porém, no caso do busto, talvez o foco deva ser a sustentação.

“Muitas mulheres têm problemas para encontrar um sutiã adequado para a prática esportiva. Ao entender que as taxas locais de suor não são tão proporcionais ao tamanho do seio, é possível pensar em roupas que estejam menos focadas em permitir a absorção do suor e mais orientadas ao suporte das mamas e ao conforto”, explica a médica do esporte Hannah Blount, que chefiou o estudo.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?