Especialista explica por que o 2º dia da menstruação é o pior
Ginecologista aponta que alterações hormonais do início do ciclo menstrual fazem com que as cólicas sejam mais intensas no 2º dia
atualizado
Compartilhar notícia
Se as suas cólicas parecem piores no segundo dia de menstruação, saiba que você não está sozinha. Especialistas apontam as alterações de níveis hormonais no começo do ciclo como as principais responsáveis por este dia ser de grande incômodo para a maioria das mulheres.
Em geral, as cólicas menstruais aparecem no primeiro ou no segundo dia de menstruação e depois desaparecem, durando entre 12 e 72h em média. A ginecologista Fatema Mustansir Dawoodbhoy, especialista em ciclo menstrual, foi entrevistada pelo The Sun para falar sobre as razões que explicam as dores no início do ciclo.
“Qunado o revestimento do útero se decompõe, como ocorre sempre que não há gestação, o hormônio da prostaglandina é liberado no corpo e estimula contrações no útero, aumentando as dores da cólica”, afirmou Fatema.
Menstruação com mais fluxo
Outro fator que influencia no nível da dor do segundo dia são os níveis mais baixos de estrogênio, que são característicos do início da menstruação. Essa alteração hormonal dilata os vasos sanguíneos do útero e leva a um fluxo de sangue mais intenso.
“Por isso, o segundo dia do período é normalmente associado a um fluxo menstrual mais intenso para muitas mulheres. O aumento do volume de sangue pode levar a cólicas e desconfortos mais fortes pois o útero está trabalhando para expulsar mais resíduos”, explicou Fatema.
É possível aliviar as dores da cólica com administração de analgésicos como o ibuprofeno. Também existem outras dicas para aliviar a cólica menstrual sem recorrer a medicamentos. Confira:
- Uso de compressas de água morna que dilatam os vasos e aliviam o fluxo;
- Ingestão de bebidas quentes;
- Alimentação evitando o excesso de açúcar e gordura;
- Prática de exercícios físicos leves, especialmente antes do período;
- Manutenção de uma boa rotina de sono e de repouso.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.